O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duarte, Claudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva foucaultiana, o uso do corpo nas práticas escolares propostas pela Educação Matemática, especificamente nas práticas de memorização. O material de análise da pesquisa são exemplares da Revista Nova Escola publicados entre 1986 e 2015, que compreende um recorte de uma Tese de Doutorado. A partir da análise do discurso foucaultiana, destacamos algumas enunciações que nos permitiram refletir sobre os seguintes questionamentos: Como o corpo dos estudantes foram/são sutilmente capturados pelas práticas de memorização? Como as relações de poder engendradas pela disciplina e, posterirormente, pelo controle atuam sobre os corpos nas aulas de matemática?
id FC-1_19debaaf18c8110dce02420ead0481d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15485
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em FoucaultCorpoEducação MatemáticaMemorizaçãoRelações de poderEste artigo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva foucaultiana, o uso do corpo nas práticas escolares propostas pela Educação Matemática, especificamente nas práticas de memorização. O material de análise da pesquisa são exemplares da Revista Nova Escola publicados entre 1986 e 2015, que compreende um recorte de uma Tese de Doutorado. A partir da análise do discurso foucaultiana, destacamos algumas enunciações que nos permitiram refletir sobre os seguintes questionamentos: Como o corpo dos estudantes foram/são sutilmente capturados pelas práticas de memorização? Como as relações de poder engendradas pela disciplina e, posterirormente, pelo controle atuam sobre os corpos nas aulas de matemática? Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485/8289Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessSartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Claudia Glavam2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15485Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
title O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
spellingShingle O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Corpo
Educação Matemática
Memorização
Relações de poder
title_short O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
title_full O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
title_fullStr O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
title_full_unstemmed O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
title_sort O corpo mobilizado nas práticas em Educação Matemática e as relações de poder em Foucault
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Claudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Claudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Claudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Educação Matemática
Memorização
Relações de poder
topic Corpo
Educação Matemática
Memorização
Relações de poder
description Este artigo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva foucaultiana, o uso do corpo nas práticas escolares propostas pela Educação Matemática, especificamente nas práticas de memorização. O material de análise da pesquisa são exemplares da Revista Nova Escola publicados entre 1986 e 2015, que compreende um recorte de uma Tese de Doutorado. A partir da análise do discurso foucaultiana, destacamos algumas enunciações que nos permitiram refletir sobre os seguintes questionamentos: Como o corpo dos estudantes foram/são sutilmente capturados pelas práticas de memorização? Como as relações de poder engendradas pela disciplina e, posterirormente, pelo controle atuam sobre os corpos nas aulas de matemática?
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15485/8289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293417979904