Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12934 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisa realizada sobre o ensino da temática Contestado, em escolas situadas no âmbito da Amplanorte. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um instrumento de coleta de dados, aplicado a professores que lecionam em escolas da rede pública dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Três Barras. Sob o enfoque da estatística descritiva, os dados foram organizados, tabulados e representados graficamente, permitindo inferir as percepções dos docentes acerca do tema Contestado. Dentre os principais resultados, destacam-se: a elevada proporção de participantes que reconhece ainda hoje perdurar as permanências da Guerra do Contestado; a disparidade de interpretação do Contestado, ou seja, a concepção popular contrapondo-se aos resultados advindos da produção científica; a constatação de que aproximadamente metade dos participantes declarou que a principal dificuldade em preparar as aulas, pertinentes a temática Contestado, consiste na ausência de material didático adequado. Portanto, dada a relevância do assunto para o território da Amplanorte, conclui-se que há necessidade de se produzir e distribuir material didático adequado sobre o tema, além de disseminar o conhecimento científico sobre o Contestado, com o intuito de proporcionar condições para implementar estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial. |
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Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinenseContestado - Ensino - Planalto Norte CatarinenseEste artigo tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisa realizada sobre o ensino da temática Contestado, em escolas situadas no âmbito da Amplanorte. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um instrumento de coleta de dados, aplicado a professores que lecionam em escolas da rede pública dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Três Barras. Sob o enfoque da estatística descritiva, os dados foram organizados, tabulados e representados graficamente, permitindo inferir as percepções dos docentes acerca do tema Contestado. Dentre os principais resultados, destacam-se: a elevada proporção de participantes que reconhece ainda hoje perdurar as permanências da Guerra do Contestado; a disparidade de interpretação do Contestado, ou seja, a concepção popular contrapondo-se aos resultados advindos da produção científica; a constatação de que aproximadamente metade dos participantes declarou que a principal dificuldade em preparar as aulas, pertinentes a temática Contestado, consiste na ausência de material didático adequado. Portanto, dada a relevância do assunto para o território da Amplanorte, conclui-se que há necessidade de se produzir e distribuir material didático adequado sobre o tema, além de disseminar o conhecimento científico sobre o Contestado, com o intuito de proporcionar condições para implementar estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial.Universidade Federal do Maranhão2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12934Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 22 (2020): Pensamento em crise2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12934/7527Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessTomporoski, Alexandre Assis2020-04-24T19:16:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12934Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-04-24T19:16:35Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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