Limites e possibilidades do ensino de História do Contestado em escolas da região do planalto norte catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomporoski, Alexandre Assis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12934
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir resultados de pesquisa realizada sobre o ensino da temática Contestado, em escolas situadas no âmbito da Amplanorte. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um instrumento de coleta de dados, aplicado a professores que lecionam em escolas da rede pública dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Três Barras.  Sob o enfoque da estatística descritiva, os dados foram organizados, tabulados e representados graficamente, permitindo inferir as percepções dos docentes acerca do tema Contestado. Dentre os principais resultados, destacam-se: a elevada proporção de participantes que reconhece ainda hoje perdurar as permanências da Guerra do Contestado; a disparidade de interpretação do Contestado, ou seja, a concepção popular contrapondo-se aos resultados advindos da produção científica; a constatação de que aproximadamente metade dos participantes declarou que a principal dificuldade em preparar as aulas, pertinentes a temática Contestado, consiste na ausência de material didático adequado. Portanto, dada a relevância do assunto para o território da Amplanorte, conclui-se que há necessidade de se produzir e distribuir material didático adequado sobre o tema, além de disseminar o conhecimento científico sobre o Contestado, com o intuito de proporcionar condições para implementar estratégias voltadas ao desenvolvimento territorial.
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