ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674 |
Resumo: | Este artigo tem como norteamento central descrever e analisar a cenografia proposta por Dominique Maingueneau (2009) em O livro da selva (1984), de Rudyard Kipling e O livro do cemitério (2008), de Neil Gaiman. Esta abordagem leva em consideração que a obra literária se materializa no e pelo discurso e as marcas enunciativas do discurso literário se configuram através de uma cenografia, cuja condição é validar a narrativa ao mesmo tempo, que define a posição do enunciador, co-enunciador e da não-pessoa na enunciação. Trata-se de um estudo teórico, descritivo e analítico que se fundamentou na perspectiva da análise do discurso de linha francesa, mais especificamente no processo discursivo-enunciativo proposto por Dominique Maingueneau (1996, 2009), bem como as ideias de alguns de seus estudiosos Freitas & Serena (2014); o texto literário como forma de comunicação conforme Mikhail Bakhtin (1997) e a distinção entre linguagem científica e literária conforme Roland Barthes (2004). Levando em consideração que a leitura é ato primordial para se alcançar o letramento, buscamos contribuições sobre o significado da leitura em Regina Zilberman (2009) e a (re) construção do “eu” que a leitura possibilita através dos postulados de Michèle Petit (2005, 2009). O estudo evidenciou que o discurso literário nas obras analisadas compreende uma cenografia e, com isso, pode ocorrer a identificação do leitor com os textos a partir das cenas enunciativas construídas. |
id |
FC-1_36f09a6014c82c3e70662cc2e2a8ca23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9674 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitérioO livro da selva. O livro do cemitério. Protagonista. Cenografia.Este artigo tem como norteamento central descrever e analisar a cenografia proposta por Dominique Maingueneau (2009) em O livro da selva (1984), de Rudyard Kipling e O livro do cemitério (2008), de Neil Gaiman. Esta abordagem leva em consideração que a obra literária se materializa no e pelo discurso e as marcas enunciativas do discurso literário se configuram através de uma cenografia, cuja condição é validar a narrativa ao mesmo tempo, que define a posição do enunciador, co-enunciador e da não-pessoa na enunciação. Trata-se de um estudo teórico, descritivo e analítico que se fundamentou na perspectiva da análise do discurso de linha francesa, mais especificamente no processo discursivo-enunciativo proposto por Dominique Maingueneau (1996, 2009), bem como as ideias de alguns de seus estudiosos Freitas & Serena (2014); o texto literário como forma de comunicação conforme Mikhail Bakhtin (1997) e a distinção entre linguagem científica e literária conforme Roland Barthes (2004). Levando em consideração que a leitura é ato primordial para se alcançar o letramento, buscamos contribuições sobre o significado da leitura em Regina Zilberman (2009) e a (re) construção do “eu” que a leitura possibilita através dos postulados de Michèle Petit (2005, 2009). O estudo evidenciou que o discurso literário nas obras analisadas compreende uma cenografia e, com isso, pode ocorrer a identificação do leitor com os textos a partir das cenas enunciativas construídas.Universidade Federal do Maranhão2019-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 19 (2019): ZIGMUNT BAUMAN: a modernidade e suas perspectivas de desenvolvimento2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674/6545Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessZanatta, Deisi Luziade Freitas, Ernani Cesar2019-07-26T17:35:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9674Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-07-26T17:35:35Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
title |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
spellingShingle |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério Zanatta, Deisi Luzia O livro da selva. O livro do cemitério. Protagonista. Cenografia. |
title_short |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
title_full |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
title_fullStr |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
title_full_unstemmed |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
title_sort |
ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério |
author |
Zanatta, Deisi Luzia |
author_facet |
Zanatta, Deisi Luzia de Freitas, Ernani Cesar |
author_role |
author |
author2 |
de Freitas, Ernani Cesar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanatta, Deisi Luzia de Freitas, Ernani Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O livro da selva. O livro do cemitério. Protagonista. Cenografia. |
topic |
O livro da selva. O livro do cemitério. Protagonista. Cenografia. |
description |
Este artigo tem como norteamento central descrever e analisar a cenografia proposta por Dominique Maingueneau (2009) em O livro da selva (1984), de Rudyard Kipling e O livro do cemitério (2008), de Neil Gaiman. Esta abordagem leva em consideração que a obra literária se materializa no e pelo discurso e as marcas enunciativas do discurso literário se configuram através de uma cenografia, cuja condição é validar a narrativa ao mesmo tempo, que define a posição do enunciador, co-enunciador e da não-pessoa na enunciação. Trata-se de um estudo teórico, descritivo e analítico que se fundamentou na perspectiva da análise do discurso de linha francesa, mais especificamente no processo discursivo-enunciativo proposto por Dominique Maingueneau (1996, 2009), bem como as ideias de alguns de seus estudiosos Freitas & Serena (2014); o texto literário como forma de comunicação conforme Mikhail Bakhtin (1997) e a distinção entre linguagem científica e literária conforme Roland Barthes (2004). Levando em consideração que a leitura é ato primordial para se alcançar o letramento, buscamos contribuições sobre o significado da leitura em Regina Zilberman (2009) e a (re) construção do “eu” que a leitura possibilita através dos postulados de Michèle Petit (2005, 2009). O estudo evidenciou que o discurso literário nas obras analisadas compreende uma cenografia e, com isso, pode ocorrer a identificação do leitor com os textos a partir das cenas enunciativas construídas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674/6545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 19 (2019): ZIGMUNT BAUMAN: a modernidade e suas perspectivas de desenvolvimento 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943292979675136 |