O DISCURSO DA NEUTRALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NUMA ANÁLISE DE GÊNERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Dias dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bento, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17949
Resumo: O presente tem como objetivo compreender os discursos e os projetos desenvolvidos por grupos neoconservadores e fundamentalistas religiosos, que tem o propósito de resguardar a moralidade e a família tradicional brasileira, implicando na existência de um pretenso ensino neutro. Para isso, o Movimento pelo Escola Sem Partido, propõe que debates em torno da identidade de gênero, sexualidade e movimentos sociais sejam inviabilizados nos espaços universitários e escolares, acreditando na despolitização da educação. Para tal análise, partimos das contribuições de feministas pesquisadoras que conceituaram o gênero e contrapõe os discursos sobre “ideologia de gênero”, criado, principalmente, pela Igreja Católica. Os debates sobre a neutralidade de ensino estão inseridos também dentro de uma lógica neoliberal, que implica na liberdade individual de escolha dos indivíduos. Portanto, os ataques à educação precisam ser contextualizados dentro de uma análise histórica e social dos acontecimentos globais, como o desenvolvimento do capitalismo e do surgimento de movimentos neoconservadores.
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