Educação, emancipação e pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19501 |
Resumo: | Afirmar que vivemos sob uma condição pós-moderna não significa de modo algum “decretar” que tudo é narrativa e que o discurso emancipatório é apenas uma narrativa entre outras. Significa, antes de mais nada, reconhecer as dificuldades que assombram e limitam nossa práxis emancipadora. A condição pós-moderna é a consciência de que existem problemas que não podem ser resolvidos com o instrumental moderno. Esses problemas atravessam a sociedade e a escola. O que tem o arcaico a ver com isso? |
id |
FC-1_4fa23a2f866d002555dce0d92f78b537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19501 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, emancipação e pós-modernidadePós-modernismoEducaçãoEmancipaçãoPostmodernismEducationEmancipation Afirmar que vivemos sob uma condição pós-moderna não significa de modo algum “decretar” que tudo é narrativa e que o discurso emancipatório é apenas uma narrativa entre outras. Significa, antes de mais nada, reconhecer as dificuldades que assombram e limitam nossa práxis emancipadora. A condição pós-moderna é a consciência de que existem problemas que não podem ser resolvidos com o instrumental moderno. Esses problemas atravessam a sociedade e a escola. O que tem o arcaico a ver com isso? Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1950110.18764/2236-4099v12n29.2022.15Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19501/11265Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCeppas, Filipe2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19501Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
title |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
spellingShingle |
Educação, emancipação e pós-modernidade Ceppas, Filipe Pós-modernismo Educação Emancipação Postmodernism Education Emancipation |
title_short |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
title_full |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
title_fullStr |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
title_sort |
Educação, emancipação e pós-modernidade |
author |
Ceppas, Filipe |
author_facet |
Ceppas, Filipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceppas, Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernismo Educação Emancipação Postmodernism Education Emancipation |
topic |
Pós-modernismo Educação Emancipação Postmodernism Education Emancipation |
description |
Afirmar que vivemos sob uma condição pós-moderna não significa de modo algum “decretar” que tudo é narrativa e que o discurso emancipatório é apenas uma narrativa entre outras. Significa, antes de mais nada, reconhecer as dificuldades que assombram e limitam nossa práxis emancipadora. A condição pós-moderna é a consciência de que existem problemas que não podem ser resolvidos com o instrumental moderno. Esses problemas atravessam a sociedade e a escola. O que tem o arcaico a ver com isso? |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19501 10.18764/2236-4099v12n29.2022.15 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19501 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4099v12n29.2022.15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19501/11265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293723115520 |