Em busca de uma verdade provisória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1579 |
Resumo: | Ao analisar a Contingência em Rorty, explora-se e se aprofunda uma percepção de homem e de mundo que já havia começado, segundo Rorty, com pensadores como Nietzsche, Heidegger e Derrida, ao apresentar uma nova proposta de tradição de pensamento, no qual ocorre a vitória da poesia sobre a filosofia, no qual a noção de verdade passa a ser revista. Segundo Rorty, não devemos pensar o mundo como possuidor de uma natureza que seja intrínseca, uma essência, algo que lhe seja subjacente, incluindo nisso o próprio ser humano. Para ele, a verdade não é algo que está aí para ser descoberto. Neste sentido, a Contingência, além de ser compreendida como constante movimento, também deve ser compreendida como incompletude. O mais interessante é que, para Rorty, isso ocorre porque não há nada para ser completado. Portanto, o máximo que podemos fazer é nos mantermos abertos para revisar e expandir nossa linguagem, redescobrindo nossa Contingência |
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Em busca de uma verdade provisóriaAo analisar a Contingência em Rorty, explora-se e se aprofunda uma percepção de homem e de mundo que já havia começado, segundo Rorty, com pensadores como Nietzsche, Heidegger e Derrida, ao apresentar uma nova proposta de tradição de pensamento, no qual ocorre a vitória da poesia sobre a filosofia, no qual a noção de verdade passa a ser revista. Segundo Rorty, não devemos pensar o mundo como possuidor de uma natureza que seja intrínseca, uma essência, algo que lhe seja subjacente, incluindo nisso o próprio ser humano. Para ele, a verdade não é algo que está aí para ser descoberto. Neste sentido, a Contingência, além de ser compreendida como constante movimento, também deve ser compreendida como incompletude. O mais interessante é que, para Rorty, isso ocorre porque não há nada para ser completado. Portanto, o máximo que podemos fazer é nos mantermos abertos para revisar e expandir nossa linguagem, redescobrindo nossa ContingênciaUniversidade Federal do Maranhão2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1579Cadernos Zygmunt Bauman; v. 1 n. 2 (2011): Ética, moral e pós-modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1579/1243Amorim, Wellington LimaCardoso, Mateus Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-11T21:35:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1579Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2013-08-11T21:35:50Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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