O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre fenômenos de violência, comumente chamado por bullying, dentro da escola, partindo da premissa de que ocorrem, cotidianamente, neste espaço. A reflexão sobre o tema, a partir de uma realidade em constante transformação, visa propor considerações diante dos fatos constatados no contexto escolar estudado. Analisamos os fatores que motivam a violência escolar, com um olhar focado na relação entre os sujeitos, entendendo que esse é um aspecto relevante e disparador do bullying na realidade escolar. Investigamos a compreensão dos alunos sobre a problemática, coletando relatos, depoimentos e reflexões, visando compreender o problema a partir da experiência dos mesmos, sendo estes vítimas ou expectadores das situações de violência e bullying dentro do espaço escolar. As problemáticas detectadas foram objeto de ampla reflexão e discussão ao longo desse estudo, utilizando, principalmente, a teoria de Zygmunt Bauman, que analisa a liquidez das relações humanas e suas consequências em uma realidade em constante transformação. Verificamos que há presença de violência na realidade escolar estudada, dentro de sala de aula ou no recreio, bem como a falta de suporte para o seu enfrentamento por parte da instituição escolar. Identificamos a presença do fenômeno bullying, resultante de uma realidade de violência e dificuldades de relacionamento, evidenciado pelos inúmeros relatos dos sujeitos sobre a questão. A pesquisa foi realizada no âmbito do curso de pós graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – EVC – da Universidade de São Paulo. |
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O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt BaumanO presente estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre fenômenos de violência, comumente chamado por bullying, dentro da escola, partindo da premissa de que ocorrem, cotidianamente, neste espaço. A reflexão sobre o tema, a partir de uma realidade em constante transformação, visa propor considerações diante dos fatos constatados no contexto escolar estudado. Analisamos os fatores que motivam a violência escolar, com um olhar focado na relação entre os sujeitos, entendendo que esse é um aspecto relevante e disparador do bullying na realidade escolar. Investigamos a compreensão dos alunos sobre a problemática, coletando relatos, depoimentos e reflexões, visando compreender o problema a partir da experiência dos mesmos, sendo estes vítimas ou expectadores das situações de violência e bullying dentro do espaço escolar. As problemáticas detectadas foram objeto de ampla reflexão e discussão ao longo desse estudo, utilizando, principalmente, a teoria de Zygmunt Bauman, que analisa a liquidez das relações humanas e suas consequências em uma realidade em constante transformação. Verificamos que há presença de violência na realidade escolar estudada, dentro de sala de aula ou no recreio, bem como a falta de suporte para o seu enfrentamento por parte da instituição escolar. Identificamos a presença do fenômeno bullying, resultante de uma realidade de violência e dificuldades de relacionamento, evidenciado pelos inúmeros relatos dos sujeitos sobre a questão. A pesquisa foi realizada no âmbito do curso de pós graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – EVC – da Universidade de São Paulo.Universidade Federal do Maranhão2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991Cadernos Zygmunt Bauman; v. 4 n. 8 (2014): A arte de viver na Pós-modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991/3031Maia, André AugustoLeme, Fábio Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-25T22:30:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2991Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2017-08-25T22:30:59Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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