O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, André Augusto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leme, Fábio Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991
Resumo: O presente estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre fenômenos de violência, comumente chamado por bullying, dentro da escola, partindo da premissa de que ocorrem, cotidianamente, neste espaço. A reflexão sobre o tema, a partir de uma realidade em constante transformação, visa propor considerações diante dos fatos constatados no contexto escolar estudado. Analisamos os fatores que motivam a violência escolar, com um olhar focado na relação entre os sujeitos, entendendo que esse é um aspecto relevante e disparador do bullying na realidade escolar. Investigamos a compreensão dos alunos sobre a problemática, coletando relatos, depoimentos e reflexões, visando compreender o problema a partir da experiência dos mesmos, sendo estes vítimas ou expectadores das situações de violência e bullying dentro do espaço escolar. As problemáticas detectadas foram objeto de ampla reflexão e discussão ao longo desse estudo, utilizando, principalmente, a teoria de Zygmunt Bauman, que analisa a liquidez das relações humanas e suas consequências em uma realidade em constante transformação. Verificamos que há presença de violência na realidade escolar estudada, dentro de sala de aula ou no recreio, bem como a falta de suporte para o seu enfrentamento por parte da instituição escolar. Identificamos a presença do fenômeno bullying, resultante de uma realidade de violência e dificuldades de relacionamento, evidenciado pelos inúmeros relatos dos sujeitos sobre a questão. A pesquisa foi realizada no âmbito do curso de pós graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – EVC – da Universidade de São Paulo.
id FC-1_86cca1d4439fba7b9fa9423ccaba7145
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2991
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt BaumanO presente estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre fenômenos de violência, comumente chamado por bullying, dentro da escola, partindo da premissa de que ocorrem, cotidianamente, neste espaço. A reflexão sobre o tema, a partir de uma realidade em constante transformação, visa propor considerações diante dos fatos constatados no contexto escolar estudado. Analisamos os fatores que motivam a violência escolar, com um olhar focado na relação entre os sujeitos, entendendo que esse é um aspecto relevante e disparador do bullying na realidade escolar. Investigamos a compreensão dos alunos sobre a problemática, coletando relatos, depoimentos e reflexões, visando compreender o problema a partir da experiência dos mesmos, sendo estes vítimas ou expectadores das situações de violência e bullying dentro do espaço escolar. As problemáticas detectadas foram objeto de ampla reflexão e discussão ao longo desse estudo, utilizando, principalmente, a teoria de Zygmunt Bauman, que analisa a liquidez das relações humanas e suas consequências em uma realidade em constante transformação. Verificamos que há presença de violência na realidade escolar estudada, dentro de sala de aula ou no recreio, bem como a falta de suporte para o seu enfrentamento por parte da instituição escolar. Identificamos a presença do fenômeno bullying, resultante de uma realidade de violência e dificuldades de relacionamento, evidenciado pelos inúmeros relatos dos sujeitos sobre a questão. A pesquisa foi realizada no âmbito do curso de pós graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – EVC – da Universidade de São Paulo.Universidade Federal do Maranhão2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991Cadernos Zygmunt Bauman; v. 4 n. 8 (2014): A arte de viver na Pós-modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991/3031Maia, André AugustoLeme, Fábio Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-25T22:30:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2991Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2017-08-25T22:30:59Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
title O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
spellingShingle O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
Maia, André Augusto
title_short O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
title_full O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
title_fullStr O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
title_full_unstemmed O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
title_sort O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman
author Maia, André Augusto
author_facet Maia, André Augusto
Leme, Fábio Ricardo
author_role author
author2 Leme, Fábio Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, André Augusto
Leme, Fábio Ricardo
description O presente estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre fenômenos de violência, comumente chamado por bullying, dentro da escola, partindo da premissa de que ocorrem, cotidianamente, neste espaço. A reflexão sobre o tema, a partir de uma realidade em constante transformação, visa propor considerações diante dos fatos constatados no contexto escolar estudado. Analisamos os fatores que motivam a violência escolar, com um olhar focado na relação entre os sujeitos, entendendo que esse é um aspecto relevante e disparador do bullying na realidade escolar. Investigamos a compreensão dos alunos sobre a problemática, coletando relatos, depoimentos e reflexões, visando compreender o problema a partir da experiência dos mesmos, sendo estes vítimas ou expectadores das situações de violência e bullying dentro do espaço escolar. As problemáticas detectadas foram objeto de ampla reflexão e discussão ao longo desse estudo, utilizando, principalmente, a teoria de Zygmunt Bauman, que analisa a liquidez das relações humanas e suas consequências em uma realidade em constante transformação. Verificamos que há presença de violência na realidade escolar estudada, dentro de sala de aula ou no recreio, bem como a falta de suporte para o seu enfrentamento por parte da instituição escolar. Identificamos a presença do fenômeno bullying, resultante de uma realidade de violência e dificuldades de relacionamento, evidenciado pelos inúmeros relatos dos sujeitos sobre a questão. A pesquisa foi realizada no âmbito do curso de pós graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – EVC – da Universidade de São Paulo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991/3031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 4 n. 8 (2014): A arte de viver na Pós-modernidade
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943292575973376