O CONCEITO DE SOCIEDADE DE CONSUMIDORES EM ZYGMUNT BAUMAN: Implicações para a compreensão da subjetividade do sujeito contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1649 |
Resumo: | O presente estudo teórico explora o conceito de sociedade de consumidores na obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Em particular, o trabalho objetiva analisar, a partir de sua obra, de que modo a subjetividade do sujeito contemporâneo se faz construída ao tomarmos como referência as implicações teóricas do conceito sociedade de consumidores. Acerca desse processo, o artigo procura evidenciar os principais argumentos do sociólogo acerca da conformação de um modelo societário reproduzido através da associação entre estado e mercado, e o modo como seus dispositivos acabam por incidir nos sujeitos. Estratégias de vida específicas, com ênfase para uma participação na vida pública legitimada pela compra de objetos de mercado, apontam para um cenário no qual desejos e anseios possuem como referentes novas crenças sobre a felicidade. O estudo sinaliza, por conseguinte, para a concepção de sociedade de consumidores proposta por Bauman como uma ferramenta conceitual que colabora efetivamente para uma leitura da produção de subjetividade a partir da conjuntura macroeconômica da sociedade contemporânea. |
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O CONCEITO DE SOCIEDADE DE CONSUMIDORES EM ZYGMUNT BAUMAN: Implicações para a compreensão da subjetividade do sujeito contemporâneoO presente estudo teórico explora o conceito de sociedade de consumidores na obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Em particular, o trabalho objetiva analisar, a partir de sua obra, de que modo a subjetividade do sujeito contemporâneo se faz construída ao tomarmos como referência as implicações teóricas do conceito sociedade de consumidores. Acerca desse processo, o artigo procura evidenciar os principais argumentos do sociólogo acerca da conformação de um modelo societário reproduzido através da associação entre estado e mercado, e o modo como seus dispositivos acabam por incidir nos sujeitos. Estratégias de vida específicas, com ênfase para uma participação na vida pública legitimada pela compra de objetos de mercado, apontam para um cenário no qual desejos e anseios possuem como referentes novas crenças sobre a felicidade. O estudo sinaliza, por conseguinte, para a concepção de sociedade de consumidores proposta por Bauman como uma ferramenta conceitual que colabora efetivamente para uma leitura da produção de subjetividade a partir da conjuntura macroeconômica da sociedade contemporânea.Universidade Federal do Maranhão2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1649Cadernos Zygmunt Bauman; v. 2 n. 4 (2012): Educação e Pós-modernidade2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1649/7519Oliveira, Adriano Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-24T17:47:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1649Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-04-24T17:47:53Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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