Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20243 |
Resumo: | O período vitoriano caracterizou-se pelo seu marco na rápida mudança dos códigos morais e sociais, deixando um impacto no estatuto da mulher que suscitou reflexões nos pensadores e autores. A romancista Elizabeth Gaskell (1810-1865), quebrou novos fundamentos ao chamar a atenção para a educação estratégica que ajuda as mulheres a construir identidade de género. Como tal, a educação que melhora as concretizações práticas para as mulheres representa um bem empoderador, que serve para revisitar as normas convencionais prevalecentes na formação de mulheres meramente relacionadas com a realização de tarefas domésticas. Este argumento é sustentado por dados fornecidos pelo método de análise baseada em texto aplicado. Ao contrário das leituras de Cousin Phillis (1864) que mostram o resultado educacional de uma mulher como limitado a uma experiência romântica falhada, uma leitura profunda do texto de Gaskell proporciona uma compreensão substancial do impacto da educação de uma mulher que ilumina a sua mente a desenvolver-se da ignorância ao conhecimento, e da "loucura" à sabedoria no cenário simbólico da Quinta da Esperança. Por conseguinte, a experiência do caso de amor não alcançado é reescrita para fazer dela uma experiência cultural feminina que alarga o conhecimento de si própria e das suas necessidades práticas num ambiente pastoral. Tornar-se conhecedora das línguas e literatura latina e italiana ajuda a mente da personagem a transcender a limitada dimensão romântica na promoção do processo de construção da identidade feminina, que está organicamente conectada com a identidade nacional. |
id |
FC-1_aff110eb6c2e1fca246ab848da718eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20243 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin PhillisVictorian cultureLiteracyFemininityEmpowermentGenderIdentity constructionCultura vitorianaAlfabetizaçãoFeminilidadeEmpoderamentoGêneroConstrução de identidadeO período vitoriano caracterizou-se pelo seu marco na rápida mudança dos códigos morais e sociais, deixando um impacto no estatuto da mulher que suscitou reflexões nos pensadores e autores. A romancista Elizabeth Gaskell (1810-1865), quebrou novos fundamentos ao chamar a atenção para a educação estratégica que ajuda as mulheres a construir identidade de género. Como tal, a educação que melhora as concretizações práticas para as mulheres representa um bem empoderador, que serve para revisitar as normas convencionais prevalecentes na formação de mulheres meramente relacionadas com a realização de tarefas domésticas. Este argumento é sustentado por dados fornecidos pelo método de análise baseada em texto aplicado. Ao contrário das leituras de Cousin Phillis (1864) que mostram o resultado educacional de uma mulher como limitado a uma experiência romântica falhada, uma leitura profunda do texto de Gaskell proporciona uma compreensão substancial do impacto da educação de uma mulher que ilumina a sua mente a desenvolver-se da ignorância ao conhecimento, e da "loucura" à sabedoria no cenário simbólico da Quinta da Esperança. Por conseguinte, a experiência do caso de amor não alcançado é reescrita para fazer dela uma experiência cultural feminina que alarga o conhecimento de si própria e das suas necessidades práticas num ambiente pastoral. Tornar-se conhecedora das línguas e literatura latina e italiana ajuda a mente da personagem a transcender a limitada dimensão romântica na promoção do processo de construção da identidade feminina, que está organicamente conectada com a identidade nacional.The Victorian period was characterised by its landmark on the swift change of moral and social codes leaving an impact on the status of women which prompted reflections by thinkers and authors. The novelist, Elizabeth Gaskell (1810-1865), breaks new grounds by drawing attention to strategic education which helps women to construct gender identity. As such, education that enhances practical achievements for women stands for an empowering asset that serves to revisit the prevalent conventional norms of training women merely for the accomplishment of domestic tasks. This argument is backed up by supporting details provided through the applied text-based analysis method. Unlike readings of Cousin Phillis (1864) showing a woman’s educational outcome as limited to a failed romantic experience, a deep reading of Gaskell’s text provides a substantial understanding of the impact of a woman’s education which enlightens a woman’s mind to develop from ignorance to knowledge, and from ‘foolishness’ to wisdom in the symbolic setting of Hope Farm. Therefore, the experience of the unaccomplished love affair is rewritten in terms of making it a womanly cultural experience that broadens her knowledge of herself and her practical needs in a pastoral environment. Becoming acquainted with the Latin and Italian languages and literature helps the character’s mind to transcend the limited romantic dimension in the promotion of the female identity construction process that is organically connected with the national identity.Universidade Federal do Maranhão2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2024310.18764/2236-4099v12n30.2022.31Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCenghttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20243/11405Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChouari, Monia2022-11-10T23:15:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20243Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-11-10T23:15:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
title |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
spellingShingle |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis Chouari, Monia Victorian culture Literacy Femininity Empowerment Gender Identity construction Cultura vitoriana Alfabetização Feminilidade Empoderamento Gênero Construção de identidade |
title_short |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
title_full |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
title_fullStr |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
title_full_unstemmed |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
title_sort |
Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis |
author |
Chouari, Monia |
author_facet |
Chouari, Monia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chouari, Monia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Victorian culture Literacy Femininity Empowerment Gender Identity construction Cultura vitoriana Alfabetização Feminilidade Empoderamento Gênero Construção de identidade |
topic |
Victorian culture Literacy Femininity Empowerment Gender Identity construction Cultura vitoriana Alfabetização Feminilidade Empoderamento Gênero Construção de identidade |
description |
O período vitoriano caracterizou-se pelo seu marco na rápida mudança dos códigos morais e sociais, deixando um impacto no estatuto da mulher que suscitou reflexões nos pensadores e autores. A romancista Elizabeth Gaskell (1810-1865), quebrou novos fundamentos ao chamar a atenção para a educação estratégica que ajuda as mulheres a construir identidade de género. Como tal, a educação que melhora as concretizações práticas para as mulheres representa um bem empoderador, que serve para revisitar as normas convencionais prevalecentes na formação de mulheres meramente relacionadas com a realização de tarefas domésticas. Este argumento é sustentado por dados fornecidos pelo método de análise baseada em texto aplicado. Ao contrário das leituras de Cousin Phillis (1864) que mostram o resultado educacional de uma mulher como limitado a uma experiência romântica falhada, uma leitura profunda do texto de Gaskell proporciona uma compreensão substancial do impacto da educação de uma mulher que ilumina a sua mente a desenvolver-se da ignorância ao conhecimento, e da "loucura" à sabedoria no cenário simbólico da Quinta da Esperança. Por conseguinte, a experiência do caso de amor não alcançado é reescrita para fazer dela uma experiência cultural feminina que alarga o conhecimento de si própria e das suas necessidades práticas num ambiente pastoral. Tornar-se conhecedora das línguas e literatura latina e italiana ajuda a mente da personagem a transcender a limitada dimensão romântica na promoção do processo de construção da identidade feminina, que está organicamente conectada com a identidade nacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20243 10.18764/2236-4099v12n30.2022.31 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20243 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4099v12n30.2022.31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20243/11405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293743038464 |