Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chouari, Monia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20243
Resumo: O período vitoriano caracterizou-se pelo seu marco na rápida mudança dos códigos morais e sociais, deixando um impacto no estatuto da mulher que suscitou reflexões nos pensadores e autores. A romancista Elizabeth Gaskell (1810-1865), quebrou novos fundamentos ao chamar a atenção para a educação estratégica que ajuda as mulheres a construir identidade de género. Como tal, a educação que melhora as concretizações práticas para as mulheres representa um bem empoderador, que serve para revisitar as normas convencionais prevalecentes na formação de mulheres meramente relacionadas com a realização de tarefas domésticas. Este argumento é sustentado por dados fornecidos pelo método de análise baseada em texto aplicado. Ao contrário das leituras de Cousin Phillis (1864) que mostram o resultado educacional de uma mulher como limitado a uma experiência romântica falhada, uma leitura profunda do texto de Gaskell proporciona uma compreensão substancial do impacto da educação de uma mulher que ilumina a sua mente a desenvolver-se da ignorância ao conhecimento, e da "loucura" à sabedoria no cenário simbólico da Quinta da Esperança. Por conseguinte, a experiência do caso de amor não alcançado é reescrita para fazer dela uma experiência cultural feminina que alarga o conhecimento de si própria e das suas necessidades práticas num ambiente pastoral. Tornar-se conhecedora das línguas e literatura latina e italiana ajuda a mente da personagem a transcender a limitada dimensão romântica na promoção do processo de construção da identidade feminina, que está organicamente conectada com a identidade nacional.
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