A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koch, Rodrigo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros, Lucas Brito de, Souza, Solange Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642
Resumo: Este artigo se propõe a discutir as relações afetivas e interpessoais na contemporaneidade a partir do conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Na internet, as pessoas criam perfis em plataformas de paquera e, muitas vezes, se tornam meras representações numéricas em busca de um bem-estar subjetivo. As informações pessoais e o conteúdo compartilhado tendem a ser moeda de troca e o produto a ser comercializado são sentimentos e desejos, ou seja, a própria vida dos sujeitos ali inseridos. Mas o que isso tem a ver com as relações pós-modernas? Em curto espaço de tempo, passamos de seres humanos para números e objetos. Neste sentido, com embasamento teórico, buscou-se identificar como as pessoas se vendem na imersão do universo digital. Para tanto, foi disponibilizado um formulário on-line com perguntas semiestruturadas (Google Forms), o qual contou com a participação de vinte (20) usuários e ex usuários do Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados do mundo.
id FC-1_c06ced3794b28428e4c3895725f56e1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19642
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'RelacionamentosTinderModernidade LíquidaPós-ModernidadeSociologiaRelationshipsTinderLiquid ModernityPost-ModernityEste artigo se propõe a discutir as relações afetivas e interpessoais na contemporaneidade a partir do conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Na internet, as pessoas criam perfis em plataformas de paquera e, muitas vezes, se tornam meras representações numéricas em busca de um bem-estar subjetivo. As informações pessoais e o conteúdo compartilhado tendem a ser moeda de troca e o produto a ser comercializado são sentimentos e desejos, ou seja, a própria vida dos sujeitos ali inseridos. Mas o que isso tem a ver com as relações pós-modernas? Em curto espaço de tempo, passamos de seres humanos para números e objetos. Neste sentido, com embasamento teórico, buscou-se identificar como as pessoas se vendem na imersão do universo digital. Para tanto, foi disponibilizado um formulário on-line com perguntas semiestruturadas (Google Forms), o qual contou com a participação de vinte (20) usuários e ex usuários do Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados do mundo.Universidade Federal do Maranhão2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1964210.18764/2236-4099v12n30.2022.36Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642/11402Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoch, Rodrigo Barros, Lucas Brito de Souza, Solange Carvalho de2022-11-10T23:15:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19642Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-11-10T23:15:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
title A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
spellingShingle A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
Koch, Rodrigo
Relacionamentos
Tinder
Modernidade Líquida
Pós-Modernidade
Sociologia
Relationships
Tinder
Liquid Modernity
Post-Modernity
title_short A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
title_full A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
title_fullStr A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
title_full_unstemmed A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
title_sort A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
author Koch, Rodrigo
author_facet Koch, Rodrigo
Barros, Lucas Brito de
Souza, Solange Carvalho de
author_role author
author2 Barros, Lucas Brito de
Souza, Solange Carvalho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koch, Rodrigo
Barros, Lucas Brito de
Souza, Solange Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamentos
Tinder
Modernidade Líquida
Pós-Modernidade
Sociologia
Relationships
Tinder
Liquid Modernity
Post-Modernity
topic Relacionamentos
Tinder
Modernidade Líquida
Pós-Modernidade
Sociologia
Relationships
Tinder
Liquid Modernity
Post-Modernity
description Este artigo se propõe a discutir as relações afetivas e interpessoais na contemporaneidade a partir do conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Na internet, as pessoas criam perfis em plataformas de paquera e, muitas vezes, se tornam meras representações numéricas em busca de um bem-estar subjetivo. As informações pessoais e o conteúdo compartilhado tendem a ser moeda de troca e o produto a ser comercializado são sentimentos e desejos, ou seja, a própria vida dos sujeitos ali inseridos. Mas o que isso tem a ver com as relações pós-modernas? Em curto espaço de tempo, passamos de seres humanos para números e objetos. Neste sentido, com embasamento teórico, buscou-se identificar como as pessoas se vendem na imersão do universo digital. Para tanto, foi disponibilizado um formulário on-line com perguntas semiestruturadas (Google Forms), o qual contou com a participação de vinte (20) usuários e ex usuários do Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados do mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642
10.18764/2236-4099v12n30.2022.36
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642
identifier_str_mv 10.18764/2236-4099v12n30.2022.36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642/11402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293733601280