A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
DOI: | 10.18764/2236-4099v12n30.2022.36 |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642 |
Resumo: | Este artigo se propõe a discutir as relações afetivas e interpessoais na contemporaneidade a partir do conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Na internet, as pessoas criam perfis em plataformas de paquera e, muitas vezes, se tornam meras representações numéricas em busca de um bem-estar subjetivo. As informações pessoais e o conteúdo compartilhado tendem a ser moeda de troca e o produto a ser comercializado são sentimentos e desejos, ou seja, a própria vida dos sujeitos ali inseridos. Mas o que isso tem a ver com as relações pós-modernas? Em curto espaço de tempo, passamos de seres humanos para números e objetos. Neste sentido, com embasamento teórico, buscou-se identificar como as pessoas se vendem na imersão do universo digital. Para tanto, foi disponibilizado um formulário on-line com perguntas semiestruturadas (Google Forms), o qual contou com a participação de vinte (20) usuários e ex usuários do Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados do mundo. |
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A LIQUIDEZ DOS RELACIONAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE: o uso da ferramenta Tinder na 'Região das Hortênsias'RelacionamentosTinderModernidade LíquidaPós-ModernidadeSociologiaRelationshipsTinderLiquid ModernityPost-ModernityEste artigo se propõe a discutir as relações afetivas e interpessoais na contemporaneidade a partir do conceito de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Na internet, as pessoas criam perfis em plataformas de paquera e, muitas vezes, se tornam meras representações numéricas em busca de um bem-estar subjetivo. As informações pessoais e o conteúdo compartilhado tendem a ser moeda de troca e o produto a ser comercializado são sentimentos e desejos, ou seja, a própria vida dos sujeitos ali inseridos. Mas o que isso tem a ver com as relações pós-modernas? Em curto espaço de tempo, passamos de seres humanos para números e objetos. Neste sentido, com embasamento teórico, buscou-se identificar como as pessoas se vendem na imersão do universo digital. Para tanto, foi disponibilizado um formulário on-line com perguntas semiestruturadas (Google Forms), o qual contou com a participação de vinte (20) usuários e ex usuários do Tinder – um dos aplicativos de relacionamento mais usados do mundo.Universidade Federal do Maranhão2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1964210.18764/2236-4099v12n30.2022.36Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19642/11402Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKoch, Rodrigo Barros, Lucas Brito de Souza, Solange Carvalho de2022-11-10T23:15:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19642Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-11-10T23:15:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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