O CRISTIANISMO INQUIETO NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE KIERKEGAARD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTEMPORANEIDADE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6454 |
Resumo: | A inquietação é uma característica de nossa existência. Isto não é diferente para aqueles que seguem a Cristo, como referência primordial da sua existência. Em Kierkegaard, que empreendeu uma constante busca para a vivência verdadeiramente autêntica do cristianismo, não foi diferente. Esta busca se expressa na forma de relação inquieta com a fé em face da configuração religiosa dinamarquesa de sua época que, na sua percepção, estava muito focada, nas conveniências das íntimas relações com o Estado e não na conscientização da relação pessoal, singular de fiel com Cristo. A partir desta apreciação, Kierkegaard introduz a discussão sobre o tornar-se cristão, a partir do suposto que ser cristão não é um dado congelado, mas sim uma constante busca. A crítica de Kierkegaard a essa espécie de cristianismo de conveniências em vista de conquista de privilégios e segurança de diversas naturezas continua pertinente na contemporaneidade em face de variadas tendências de representação do cristianismo no Brasil. |
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O CRISTIANISMO INQUIETO NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE KIERKEGAARD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTEMPORANEIDADEA inquietação é uma característica de nossa existência. Isto não é diferente para aqueles que seguem a Cristo, como referência primordial da sua existência. Em Kierkegaard, que empreendeu uma constante busca para a vivência verdadeiramente autêntica do cristianismo, não foi diferente. Esta busca se expressa na forma de relação inquieta com a fé em face da configuração religiosa dinamarquesa de sua época que, na sua percepção, estava muito focada, nas conveniências das íntimas relações com o Estado e não na conscientização da relação pessoal, singular de fiel com Cristo. A partir desta apreciação, Kierkegaard introduz a discussão sobre o tornar-se cristão, a partir do suposto que ser cristão não é um dado congelado, mas sim uma constante busca. A crítica de Kierkegaard a essa espécie de cristianismo de conveniências em vista de conquista de privilégios e segurança de diversas naturezas continua pertinente na contemporaneidade em face de variadas tendências de representação do cristianismo no Brasil. Universidade Federal do Maranhão2017-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6454Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 13 (2017): Sempre Bauman...2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6454/4597Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Tales Macedode Lima, Degislando Nóbrega2017-12-04T20:17:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6454Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2017-12-04T20:17:41Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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