SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna Ferreira, Laura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10816
Resumo: O propósito deste artigo é analisar a Sociologia crítica de Zygmunt Bauman e a Teoria da estruturação de Anthony Giddens, em uma perspectiva comparada. Pretende-se demonstrar que para Giddens, não existem totalidades objetivas que se imponham aos atores sem que esses possam intervir no curso dos acontecimentos, enquanto que para Bauman, as estruturas são vistas como significativamente independentes da ação dos homens. Procura-se evidenciar de que maneira tais abordagens resultam em compreensões distintas acerca das transformações pelas quais tem passado a sociedade contemporânea. Demonstra-se que, do ponto de vista da “alta modernidade” (Giddens), a individualização é entendida como um processo de intensificação da reflexividade, enquanto na perspectiva da “modernidade líquida” (Bauman) é associada a uma exacerbação da inautenticidade do indivíduo.
id FC-1_e9a096f0715174622b7e6d83f22df939
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10816
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”O propósito deste artigo é analisar a Sociologia crítica de Zygmunt Bauman e a Teoria da estruturação de Anthony Giddens, em uma perspectiva comparada. Pretende-se demonstrar que para Giddens, não existem totalidades objetivas que se imponham aos atores sem que esses possam intervir no curso dos acontecimentos, enquanto que para Bauman, as estruturas são vistas como significativamente independentes da ação dos homens. Procura-se evidenciar de que maneira tais abordagens resultam em compreensões distintas acerca das transformações pelas quais tem passado a sociedade contemporânea. Demonstra-se que, do ponto de vista da “alta modernidade” (Giddens), a individualização é entendida como um processo de intensificação da reflexividade, enquanto na perspectiva da “modernidade líquida” (Bauman) é associada a uma exacerbação da inautenticidade do indivíduo.Universidade Federal do Maranhão2019-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10816Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 19 (2019): ZIGMUNT BAUMAN: a modernidade e suas perspectivas de desenvolvimento2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10816/6542Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessSenna Ferreira, Laura2019-07-26T17:35:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10816Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-07-26T17:35:35Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
title SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
spellingShingle SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
Senna Ferreira, Laura
title_short SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
title_full SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
title_fullStr SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
title_full_unstemmed SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
title_sort SOCIOLOGIA CRÍTICA DE BAUMAN E TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS: implicações para a compreensão da “modernidade líquida” e da “alta modernidade”
author Senna Ferreira, Laura
author_facet Senna Ferreira, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senna Ferreira, Laura
description O propósito deste artigo é analisar a Sociologia crítica de Zygmunt Bauman e a Teoria da estruturação de Anthony Giddens, em uma perspectiva comparada. Pretende-se demonstrar que para Giddens, não existem totalidades objetivas que se imponham aos atores sem que esses possam intervir no curso dos acontecimentos, enquanto que para Bauman, as estruturas são vistas como significativamente independentes da ação dos homens. Procura-se evidenciar de que maneira tais abordagens resultam em compreensões distintas acerca das transformações pelas quais tem passado a sociedade contemporânea. Demonstra-se que, do ponto de vista da “alta modernidade” (Giddens), a individualização é entendida como um processo de intensificação da reflexividade, enquanto na perspectiva da “modernidade líquida” (Bauman) é associada a uma exacerbação da inautenticidade do indivíduo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10816
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/10816/6542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 19 (2019): ZIGMUNT BAUMAN: a modernidade e suas perspectivas de desenvolvimento
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293023715328