A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528 |
Resumo: | O presente artigo pretende apreender como se expressa vigilância e o adestramento na escola, mais especificamente sua representação na literatura machadiana, por meio do Conto de Escola, publicado, originalmente, por Laemmert & C. Editores, Rio de Janeiro, em 1896. Busca-se compreender como se dá o disciplinamento na escola, vigilância e adestramento, e de que forma se pode encontrar traços dessas sanções no texto em análise. Para tal será realizado um estudo bibliográfico e análise de conteúdo acerca das teorias de Michel Foucault sobre disciplina, vigilância e adestramento, bem como um breve estudo sobre o autor, para que se possa situá-lo e compreender a relação com a educação. Serão utilizados ainda textos de alguns estudiosos de sua obra, tais como Veiga-Neto (2017), Roberto Machado (2019), Silvio Gallo (2015), entre outros não menos importantes. Far-se-á também um movimento de estudos com Machado de Assis, e, a fim de compreender a relação da literatura e sociedade, buscou-se Candido (2004), Schwarz (2000), Abel Baptista (2003), Vasconcelos (2015). |
id |
FC-1_ebf4cd785451b954ec1b120f75dc33db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15528 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de AssisVigilância. Adestramento. Educação. Literatura Brasileira.O presente artigo pretende apreender como se expressa vigilância e o adestramento na escola, mais especificamente sua representação na literatura machadiana, por meio do Conto de Escola, publicado, originalmente, por Laemmert & C. Editores, Rio de Janeiro, em 1896. Busca-se compreender como se dá o disciplinamento na escola, vigilância e adestramento, e de que forma se pode encontrar traços dessas sanções no texto em análise. Para tal será realizado um estudo bibliográfico e análise de conteúdo acerca das teorias de Michel Foucault sobre disciplina, vigilância e adestramento, bem como um breve estudo sobre o autor, para que se possa situá-lo e compreender a relação com a educação. Serão utilizados ainda textos de alguns estudiosos de sua obra, tais como Veiga-Neto (2017), Roberto Machado (2019), Silvio Gallo (2015), entre outros não menos importantes. Far-se-á também um movimento de estudos com Machado de Assis, e, a fim de compreender a relação da literatura e sociedade, buscou-se Candido (2004), Schwarz (2000), Abel Baptista (2003), Vasconcelos (2015).Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528/8290Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Maria Luiza Gomes2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15528Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
title |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
spellingShingle |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis Vasconcelos, Maria Luiza Gomes Vigilância. Adestramento. Educação. Literatura Brasileira. |
title_short |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
title_full |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
title_fullStr |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
title_full_unstemmed |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
title_sort |
A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis |
author |
Vasconcelos, Maria Luiza Gomes |
author_facet |
Vasconcelos, Maria Luiza Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Maria Luiza Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigilância. Adestramento. Educação. Literatura Brasileira. |
topic |
Vigilância. Adestramento. Educação. Literatura Brasileira. |
description |
O presente artigo pretende apreender como se expressa vigilância e o adestramento na escola, mais especificamente sua representação na literatura machadiana, por meio do Conto de Escola, publicado, originalmente, por Laemmert & C. Editores, Rio de Janeiro, em 1896. Busca-se compreender como se dá o disciplinamento na escola, vigilância e adestramento, e de que forma se pode encontrar traços dessas sanções no texto em análise. Para tal será realizado um estudo bibliográfico e análise de conteúdo acerca das teorias de Michel Foucault sobre disciplina, vigilância e adestramento, bem como um breve estudo sobre o autor, para que se possa situá-lo e compreender a relação com a educação. Serão utilizados ainda textos de alguns estudiosos de sua obra, tais como Veiga-Neto (2017), Roberto Machado (2019), Silvio Gallo (2015), entre outros não menos importantes. Far-se-á também um movimento de estudos com Machado de Assis, e, a fim de compreender a relação da literatura e sociedade, buscou-se Candido (2004), Schwarz (2000), Abel Baptista (2003), Vasconcelos (2015). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528/8290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293420077056 |