REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508 |
Resumo: | Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade. |
id |
FC-1_eeae2997b78c384683d0fa3dccd1ca48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19508 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)Concept of educationCrisis of reasonAesthetics educationSensibilitySolidarityConceito de educaçãoCrise da razãoEducação estéticaSensibilidadeSolidariedadeConceito de educaçãoPós modernidadeCrise da razãoEducação ética e estéticaEste ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1950810.18764/2236-4099v12n29.2022.20Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508/11270Brasil; contemporâneo Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Araujo, Renata Miranda de Piassa, Zuleika Aparecida Claro2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19508Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
title |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
spellingShingle |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) Araujo, Renata Miranda de Concept of education Crisis of reason Aesthetics education Sensibility Solidarity Conceito de educação Crise da razão Educação estética Sensibilidade Solidariedade Conceito de educação Pós modernidade Crise da razão Educação ética e estética |
title_short |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
title_full |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
title_fullStr |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
title_full_unstemmed |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
title_sort |
REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal) |
author |
Araujo, Renata Miranda de |
author_facet |
Araujo, Renata Miranda de Piassa, Zuleika Aparecida Claro |
author_role |
author |
author2 |
Piassa, Zuleika Aparecida Claro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Renata Miranda de Piassa, Zuleika Aparecida Claro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concept of education Crisis of reason Aesthetics education Sensibility Solidarity Conceito de educação Crise da razão Educação estética Sensibilidade Solidariedade Conceito de educação Pós modernidade Crise da razão Educação ética e estética |
topic |
Concept of education Crisis of reason Aesthetics education Sensibility Solidarity Conceito de educação Crise da razão Educação estética Sensibilidade Solidariedade Conceito de educação Pós modernidade Crise da razão Educação ética e estética |
description |
Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508 10.18764/2236-4099v12n29.2022.20 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4099v12n29.2022.20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508/11270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293725212672 |