REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Renata Miranda de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Piassa, Zuleika Aparecida Claro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508
Resumo: Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.
id FC-1_eeae2997b78c384683d0fa3dccd1ca48
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19508
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)Concept of educationCrisis of reasonAesthetics educationSensibilitySolidarityConceito de educaçãoCrise da razãoEducação estéticaSensibilidadeSolidariedadeConceito de educaçãoPós modernidadeCrise da razãoEducação ética e estéticaEste ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1950810.18764/2236-4099v12n29.2022.20Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508/11270Brasil; contemporâneo Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Araujo, Renata Miranda de Piassa, Zuleika Aparecida Claro2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19508Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
title REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
spellingShingle REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
Araujo, Renata Miranda de
Concept of education
Crisis of reason
Aesthetics education
Sensibility
Solidarity
Conceito de educação
Crise da razão
Educação estética
Sensibilidade
Solidariedade
Conceito de educação
Pós modernidade
Crise da razão
Educação ética e estética
title_short REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
title_full REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
title_fullStr REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
title_full_unstemmed REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
title_sort REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
author Araujo, Renata Miranda de
author_facet Araujo, Renata Miranda de
Piassa, Zuleika Aparecida Claro
author_role author
author2 Piassa, Zuleika Aparecida Claro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Renata Miranda de
Piassa, Zuleika Aparecida Claro
dc.subject.por.fl_str_mv Concept of education
Crisis of reason
Aesthetics education
Sensibility
Solidarity
Conceito de educação
Crise da razão
Educação estética
Sensibilidade
Solidariedade
Conceito de educação
Pós modernidade
Crise da razão
Educação ética e estética
topic Concept of education
Crisis of reason
Aesthetics education
Sensibility
Solidarity
Conceito de educação
Crise da razão
Educação estética
Sensibilidade
Solidariedade
Conceito de educação
Pós modernidade
Crise da razão
Educação ética e estética
description Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508
10.18764/2236-4099v12n29.2022.20
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508
identifier_str_mv 10.18764/2236-4099v12n29.2022.20
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19508/11270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293725212672