A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Renato Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bittencourt, Luís Carlos, Avelar, Ediana Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098
Resumo: Este artigo se propõe a refletir sobre utilização das ferramentas de marketing na gestão das instituições superiores de ensino. Apresenta o marketing como parte fundamental do sistema liberal capitalista, embora tenha sido sistematizado apenas no final do Século XX. Demonstra que hoje a orientação para o mercado está presente na gestão das maiores universidades brasileiras, principalmente as privadas, e defende a prática de um marketing educacional pautado em geração de valores permanentes de responsabilidade social. 
id FC-1_f76bbe32ce4bca6b3d9029f4c6989830
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7098
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICOMarketingEducaçãoCapitalismoCulturaEste artigo se propõe a refletir sobre utilização das ferramentas de marketing na gestão das instituições superiores de ensino. Apresenta o marketing como parte fundamental do sistema liberal capitalista, embora tenha sido sistematizado apenas no final do Século XX. Demonstra que hoje a orientação para o mercado está presente na gestão das maiores universidades brasileiras, principalmente as privadas, e defende a prática de um marketing educacional pautado em geração de valores permanentes de responsabilidade social. Universidade Federal do Maranhão2017-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 13 (2017): Sempre Bauman...2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098/4591Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Renato NunesBittencourt, Luís CarlosAvelar, Ediana Abreu2017-12-04T20:17:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7098Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2017-12-04T20:17:41Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
title A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
spellingShingle A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
Bittencourt, Renato Nunes
Marketing
Educação
Capitalismo
Cultura
title_short A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
title_full A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
title_fullStr A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
title_sort A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO
author Bittencourt, Renato Nunes
author_facet Bittencourt, Renato Nunes
Bittencourt, Luís Carlos
Avelar, Ediana Abreu
author_role author
author2 Bittencourt, Luís Carlos
Avelar, Ediana Abreu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Renato Nunes
Bittencourt, Luís Carlos
Avelar, Ediana Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Educação
Capitalismo
Cultura
topic Marketing
Educação
Capitalismo
Cultura
description Este artigo se propõe a refletir sobre utilização das ferramentas de marketing na gestão das instituições superiores de ensino. Apresenta o marketing como parte fundamental do sistema liberal capitalista, embora tenha sido sistematizado apenas no final do Século XX. Demonstra que hoje a orientação para o mercado está presente na gestão das maiores universidades brasileiras, principalmente as privadas, e defende a prática de um marketing educacional pautado em geração de valores permanentes de responsabilidade social. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098/4591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 13 (2017): Sempre Bauman...
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943292915712000