MODOS DE VERIDICÇÃO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: descredibilização de sujeitos, deslegitimação de instituições e a negativação
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19502 |
Resumo: | Toma-se por objetivo apresentar reflexões acerca de como o Escola sem Partido ancora seu modo de compor suas redes de verdade, ou seja, como constrói uma discursividade sobre os modos de veridicação possíveis. Para tal, volto o olhar ao sítio eletrônico do movimento Escola sem Partido. A analítica é traçada a partir do Diagnóstico do Presente sob ressonâncias Foucautianas, a partir dos eixos operatórios do saber-poder-verdade. De tal analítica, ressoam duas linhas constitutivas: (i) descredenciamento de pensadores legitimados, e (ii) deslegitimação de saberes instituídos pelas ciências – de modo que sua percepção de conhecimento se dá por uma definição reativa-negativa. |
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MODOS DE VERIDICÇÃO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: descredibilização de sujeitos, deslegitimação de instituições e a negativaçãoEducaçãoFilosofia da EducaçãoEscola sem PartidoPensamento ContemporâneoModos de VeridicçãoEducationPhilosophy of EducationSchool without PartyContemporary ThoughtVerification ModesToma-se por objetivo apresentar reflexões acerca de como o Escola sem Partido ancora seu modo de compor suas redes de verdade, ou seja, como constrói uma discursividade sobre os modos de veridicação possíveis. Para tal, volto o olhar ao sítio eletrônico do movimento Escola sem Partido. A analítica é traçada a partir do Diagnóstico do Presente sob ressonâncias Foucautianas, a partir dos eixos operatórios do saber-poder-verdade. De tal analítica, ressoam duas linhas constitutivas: (i) descredenciamento de pensadores legitimados, e (ii) deslegitimação de saberes instituídos pelas ciências – de modo que sua percepção de conhecimento se dá por uma definição reativa-negativa.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1950210.18764/2236-4099v12n29.2022.27Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19502/11277Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPolizel, Alexandre LuizOliveira, Moises Alves de2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19502Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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