Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Regina Pahim
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936
Resumo: O artigo apresenta alguns dados comparativos sobre a situação educacional de brancos e negros e discute a reação do movimento negro perante a situação dos negros do Brasil, especialmente no que se refere à identidade étnica da criança. Procura mostrar também a configuração que a valorização da identidade vai assumindo em diferentes momentos da luta, processo no qual a recuperação das raízes culturais adquire cada vez maior importância. Finalmente, o artigo comenta algumas experiências do movimento e propostas que apresentou em diferentes oportunidades, ao longo deste século, quando pôde atuar mais diretamente junto aos órgãos educacionais oficiais.
id FCC-1_07bb4f01fd53ada70888f27246eaca5b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/936
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidadeNegrosMovimentos SociaisIdentidade ÉtnicaEducaçãoO artigo apresenta alguns dados comparativos sobre a situação educacional de brancos e negros e discute a reação do movimento negro perante a situação dos negros do Brasil, especialmente no que se refere à identidade étnica da criança. Procura mostrar também a configuração que a valorização da identidade vai assumindo em diferentes momentos da luta, processo no qual a recuperação das raízes culturais adquire cada vez maior importância. Finalmente, o artigo comenta algumas experiências do movimento e propostas que apresentou em diferentes oportunidades, ao longo deste século, quando pôde atuar mais diretamente junto aos órgãos educacionais oficiais.Fundação Carlos Chagas1993-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 25-38Cadernos de Pesquisa; Núm. 86 (1993); 25-38Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 25-38Cadernos de Pesquisa; n. 86 (1993); 25-381980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936/941Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Regina Pahim2023-10-19T15:07:34Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/936Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T15:07:34Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
title Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
spellingShingle Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
Pinto, Regina Pahim
Negros
Movimentos Sociais
Identidade Étnica
Educação
title_short Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
title_full Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
title_fullStr Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
title_full_unstemmed Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
title_sort Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade
author Pinto, Regina Pahim
author_facet Pinto, Regina Pahim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Regina Pahim
dc.subject.por.fl_str_mv Negros
Movimentos Sociais
Identidade Étnica
Educação
topic Negros
Movimentos Sociais
Identidade Étnica
Educação
description O artigo apresenta alguns dados comparativos sobre a situação educacional de brancos e negros e discute a reação do movimento negro perante a situação dos negros do Brasil, especialmente no que se refere à identidade étnica da criança. Procura mostrar também a configuração que a valorização da identidade vai assumindo em diferentes momentos da luta, processo no qual a recuperação das raízes culturais adquire cada vez maior importância. Finalmente, o artigo comenta algumas experiências do movimento e propostas que apresentou em diferentes oportunidades, ao longo deste século, quando pôde atuar mais diretamente junto aos órgãos educacionais oficiais.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/936/941
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 25-38
Cadernos de Pesquisa; Núm. 86 (1993); 25-38
Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 25-38
Cadernos de Pesquisa; n. 86 (1993); 25-38
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311184187392