Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carlos Augusto
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1685
Resumo: O autor estuda a magnitude e os determinantes da desnutrição protéico-calórica em doze núcleos rurais de quatro municípios do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. A população de estudo compõe-se de 1005 crianças menores de cinco anos, correspondentes às 593 famílias com filhos que, em 1975, viviam naqueles núcleos rurais. As atividades econômicas dos núcleos estudados reproduzem em parte as principais atividades econômicas do Vale do Ribeira, uma região essencialmente agrícola e produtora de monoculturas destinadas à exportação, produzidas tanto em pequenas propriedades como em grandes plantações. A caracterização da população estudada revela baixa escolaridade e predominância de famílias numerosas originárias do próprio Vale. Os coeficientes de mortalidade são elevados, principalmente no segundo ano de vida. A alimentação infantil constitui-se de leite materno até os primeiros seis meses, sendo freqüente a amamentação prosseguir até um ano de idade. A alimentação dos adultos, que em grande parte torna-se a alimentação das crianças após os seis meses, compõe-se basicamente de arroz, feijão e proteína animal de várias origens. A estes três gêneros, acrescenta-se freqüentemente a farinha de mandioca e um pouco menos freqüentemente verduras. O estudo comparado do estado nutricional da população infantil situa o Vale do Ribeira em posição desfavorável em relação a outras áreas do Estado, mas em posição favorável em relação a áreas pobres do Estado de Minas e de Pernambuco.
id FCC-1_0cc42d182f754a7d7a5e3265cc87cbfd
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1685
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do RibeiraFamíliasDesnutriçãoVale do RibeiraMortalidade infantilCondições socioeconômicasDemografiaO autor estuda a magnitude e os determinantes da desnutrição protéico-calórica em doze núcleos rurais de quatro municípios do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. A população de estudo compõe-se de 1005 crianças menores de cinco anos, correspondentes às 593 famílias com filhos que, em 1975, viviam naqueles núcleos rurais. As atividades econômicas dos núcleos estudados reproduzem em parte as principais atividades econômicas do Vale do Ribeira, uma região essencialmente agrícola e produtora de monoculturas destinadas à exportação, produzidas tanto em pequenas propriedades como em grandes plantações. A caracterização da população estudada revela baixa escolaridade e predominância de famílias numerosas originárias do próprio Vale. Os coeficientes de mortalidade são elevados, principalmente no segundo ano de vida. A alimentação infantil constitui-se de leite materno até os primeiros seis meses, sendo freqüente a amamentação prosseguir até um ano de idade. A alimentação dos adultos, que em grande parte torna-se a alimentação das crianças após os seis meses, compõe-se basicamente de arroz, feijão e proteína animal de várias origens. A estes três gêneros, acrescenta-se freqüentemente a farinha de mandioca e um pouco menos freqüentemente verduras. O estudo comparado do estado nutricional da população infantil situa o Vale do Ribeira em posição desfavorável em relação a outras áreas do Estado, mas em posição favorável em relação a áreas pobres do Estado de Minas e de Pernambuco.Fundação Carlos Chagas1979-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1685Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 57-75Cadernos de Pesquisa; Núm. 29 (1979); 57-75Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 57-75Cadernos de Pesquisa; n. 29 (1979); 57-751980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1685/1671Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Carlos Augusto2023-02-09T14:23:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1685Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T14:23:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
title Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
spellingShingle Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
Monteiro, Carlos Augusto
Famílias
Desnutrição
Vale do Ribeira
Mortalidade infantil
Condições socioeconômicas
Demografia
title_short Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
title_full Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
title_fullStr Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
title_full_unstemmed Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
title_sort Os determinantes da desnutrição infantil no Vale do Ribeira
author Monteiro, Carlos Augusto
author_facet Monteiro, Carlos Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
Desnutrição
Vale do Ribeira
Mortalidade infantil
Condições socioeconômicas
Demografia
topic Famílias
Desnutrição
Vale do Ribeira
Mortalidade infantil
Condições socioeconômicas
Demografia
description O autor estuda a magnitude e os determinantes da desnutrição protéico-calórica em doze núcleos rurais de quatro municípios do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo. A população de estudo compõe-se de 1005 crianças menores de cinco anos, correspondentes às 593 famílias com filhos que, em 1975, viviam naqueles núcleos rurais. As atividades econômicas dos núcleos estudados reproduzem em parte as principais atividades econômicas do Vale do Ribeira, uma região essencialmente agrícola e produtora de monoculturas destinadas à exportação, produzidas tanto em pequenas propriedades como em grandes plantações. A caracterização da população estudada revela baixa escolaridade e predominância de famílias numerosas originárias do próprio Vale. Os coeficientes de mortalidade são elevados, principalmente no segundo ano de vida. A alimentação infantil constitui-se de leite materno até os primeiros seis meses, sendo freqüente a amamentação prosseguir até um ano de idade. A alimentação dos adultos, que em grande parte torna-se a alimentação das crianças após os seis meses, compõe-se basicamente de arroz, feijão e proteína animal de várias origens. A estes três gêneros, acrescenta-se freqüentemente a farinha de mandioca e um pouco menos freqüentemente verduras. O estudo comparado do estado nutricional da população infantil situa o Vale do Ribeira em posição desfavorável em relação a outras áreas do Estado, mas em posição favorável em relação a áreas pobres do Estado de Minas e de Pernambuco.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1685
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1685/1671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 57-75
Cadernos de Pesquisa; Núm. 29 (1979); 57-75
Cadernos de Pesquisa; No. 29 (1979); 57-75
Cadernos de Pesquisa; n. 29 (1979); 57-75
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313694478337