Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dore, Rosemary
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lüscher, Ana Zuleima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73
Resumo: Este artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, discutem-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou evasão escolar. Em seguida, aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacando-se, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram--se alguns dados empíricos relativos a um Programa de Educação Profissional em Minas Gerais, que são brevemente analisados. Finalmente, apresentam-se algumas conclusões preliminares.
id FCC-1_0dfab6a03d330965828f81edf34850be
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/73
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas GeraisEvasão EscolarEnsino ProfissionalEnsino TécnicoEnsino MédioEste artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, discutem-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou evasão escolar. Em seguida, aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacando-se, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram--se alguns dados empíricos relativos a um Programa de Educação Profissional em Minas Gerais, que são brevemente analisados. Finalmente, apresentam-se algumas conclusões preliminares.Fundação Carlos Chagas2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 772-789Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 144 (2011); 772-789Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 772-789Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 144 (2011); 772-7891980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73/87Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDore, RosemaryLüscher, Ana Zuleima2023-11-08T14:42:45Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/73Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:42:45Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
title Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
spellingShingle Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
Dore, Rosemary
Evasão Escolar
Ensino Profissional
Ensino Técnico
Ensino Médio
title_short Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
title_full Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
title_fullStr Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
title_full_unstemmed Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
title_sort Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
author Dore, Rosemary
author_facet Dore, Rosemary
Lüscher, Ana Zuleima
author_role author
author2 Lüscher, Ana Zuleima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dore, Rosemary
Lüscher, Ana Zuleima
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Escolar
Ensino Profissional
Ensino Técnico
Ensino Médio
topic Evasão Escolar
Ensino Profissional
Ensino Técnico
Ensino Médio
description Este artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, discutem-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou evasão escolar. Em seguida, aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacando-se, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram--se alguns dados empíricos relativos a um Programa de Educação Profissional em Minas Gerais, que são brevemente analisados. Finalmente, apresentam-se algumas conclusões preliminares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73/87
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 772-789
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 144 (2011); 772-789
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 144 (2011); 772-789
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 144 (2011); 772-789
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308054188032