Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7 |
Resumo: | Com o suporte da teoria das representações sociais, este artigo pretende discutir a relevância de uma análise psicossocial da formação e avaliação docentes entendendo-a como um processo que não envolve somente o domínio de conhecimentos e habilidades de uma determinada área, mas que requer a compreensão dos processos de constituição da identidade profissional, da produção de sua subjetividade, das relações que o professor desenvolve com o outro e com os diferentes outros que participam da sua formação |
id |
FCC-1_0ee38f5ad36e3a486e21ada72bb6fd9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/7 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocialAvaliaçãoFormação de ProfessoresPsicologia SocialRepresentações SociaisCom o suporte da teoria das representações sociais, este artigo pretende discutir a relevância de uma análise psicossocial da formação e avaliação docentes entendendo-a como um processo que não envolve somente o domínio de conhecimentos e habilidades de uma determinada área, mas que requer a compreensão dos processos de constituição da identidade profissional, da produção de sua subjetividade, das relações que o professor desenvolve com o outro e com os diferentes outros que participam da sua formaçãoFundação Carlos Chagas2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 772-789Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 772-7891980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7/20Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado de Souza, ClarilzaP. S. Villa Bôas, Lucia2023-11-13T12:25:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/7Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T12:25:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
title |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
spellingShingle |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial Prado de Souza, Clarilza Avaliação Formação de Professores Psicologia Social Representações Sociais |
title_short |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
title_full |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
title_fullStr |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
title_full_unstemmed |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
title_sort |
Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial |
author |
Prado de Souza, Clarilza |
author_facet |
Prado de Souza, Clarilza P. S. Villa Bôas, Lucia |
author_role |
author |
author2 |
P. S. Villa Bôas, Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado de Souza, Clarilza P. S. Villa Bôas, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Formação de Professores Psicologia Social Representações Sociais |
topic |
Avaliação Formação de Professores Psicologia Social Representações Sociais |
description |
Com o suporte da teoria das representações sociais, este artigo pretende discutir a relevância de uma análise psicossocial da formação e avaliação docentes entendendo-a como um processo que não envolve somente o domínio de conhecimentos e habilidades de uma determinada área, mas que requer a compreensão dos processos de constituição da identidade profissional, da produção de sua subjetividade, das relações que o professor desenvolve com o outro e com os diferentes outros que participam da sua formação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 772-789 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789 Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 772-789 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330307993370624 |