Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado de Souza, Clarilza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: P. S. Villa Bôas, Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7
Resumo: Com o suporte da teoria das representações sociais, este artigo pretende discutir a relevância de uma análise psicossocial da formação e avaliação docentes entendendo-a como um processo que não envolve somente o domínio de conhecimentos e habilidades de uma determinada área, mas que requer a compreensão dos processos de constituição da identidade profissional, da produção de sua subjetividade, das relações que o professor desenvolve com o outro e com os diferentes outros que participam da sua formação
id FCC-1_0ee38f5ad36e3a486e21ada72bb6fd9e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/7
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocialAvaliaçãoFormação de ProfessoresPsicologia SocialRepresentações SociaisCom o suporte da teoria das representações sociais, este artigo pretende discutir a relevância de uma análise psicossocial da formação e avaliação docentes entendendo-a como um processo que não envolve somente o domínio de conhecimentos e habilidades de uma determinada área, mas que requer a compreensão dos processos de constituição da identidade profissional, da produção de sua subjetividade, das relações que o professor desenvolve com o outro e com os diferentes outros que participam da sua formaçãoFundação Carlos Chagas2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 772-789Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 772-7891980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7/20Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado de Souza, ClarilzaP. S. Villa Bôas, Lucia2023-11-13T12:25:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/7Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T12:25:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
title Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
spellingShingle Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
Prado de Souza, Clarilza
Avaliação
Formação de Professores
Psicologia Social
Representações Sociais
title_short Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
title_full Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
title_fullStr Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
title_full_unstemmed Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
title_sort Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial
author Prado de Souza, Clarilza
author_facet Prado de Souza, Clarilza
P. S. Villa Bôas, Lucia
author_role author
author2 P. S. Villa Bôas, Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado de Souza, Clarilza
P. S. Villa Bôas, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação de Professores
Psicologia Social
Representações Sociais
topic Avaliação
Formação de Professores
Psicologia Social
Representações Sociais
description Com o suporte da teoria das representações sociais, este artigo pretende discutir a relevância de uma análise psicossocial da formação e avaliação docentes entendendo-a como um processo que não envolve somente o domínio de conhecimentos e habilidades de uma determinada área, mas que requer a compreensão dos processos de constituição da identidade profissional, da produção de sua subjetividade, das relações que o professor desenvolve com o outro e com os diferentes outros que participam da sua formação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7/20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 147 (2012); 772-789
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 147 (2012); 772-789
Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 147 (2012); 772-789
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330307993370624