Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azanha, José Mário Pires
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673
Resumo: Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.
id FCC-1_158a4532b129f686e81ff95649b991cb
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1673
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulistaDemocratização da educaçãoInovação pedagógicaReforma Sampaio DóriaGinásioAnalisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.Fundação Carlos Chagas1979-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20Cadernos de Pesquisa; Núm. 30 (1979); 13-20Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20Cadernos de Pesquisa; n. 30 (1979); 13-201980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673/1659Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzanha, José Mário Pires2023-02-09T14:31:38Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1673Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T14:31:38Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
title Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
spellingShingle Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
Azanha, José Mário Pires
Democratização da educação
Inovação pedagógica
Reforma Sampaio Dória
Ginásio
title_short Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
title_full Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
title_fullStr Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
title_full_unstemmed Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
title_sort Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
author Azanha, José Mário Pires
author_facet Azanha, José Mário Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azanha, José Mário Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização da educação
Inovação pedagógica
Reforma Sampaio Dória
Ginásio
topic Democratização da educação
Inovação pedagógica
Reforma Sampaio Dória
Ginásio
description Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673/1659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20
Cadernos de Pesquisa; Núm. 30 (1979); 13-20
Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20
Cadernos de Pesquisa; n. 30 (1979); 13-20
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313680846848