Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673 |
Resumo: | Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica. |
id |
FCC-1_158a4532b129f686e81ff95649b991cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1673 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulistaDemocratização da educaçãoInovação pedagógicaReforma Sampaio DóriaGinásioAnalisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica.Fundação Carlos Chagas1979-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20Cadernos de Pesquisa; Núm. 30 (1979); 13-20Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20Cadernos de Pesquisa; n. 30 (1979); 13-201980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673/1659Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzanha, José Mário Pires2023-02-09T14:31:38Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1673Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T14:31:38Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
title |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
spellingShingle |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista Azanha, José Mário Pires Democratização da educação Inovação pedagógica Reforma Sampaio Dória Ginásio |
title_short |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
title_full |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
title_fullStr |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
title_full_unstemmed |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
title_sort |
Democratização do ensino: vicissitudes da idéia no ensino paulista |
author |
Azanha, José Mário Pires |
author_facet |
Azanha, José Mário Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azanha, José Mário Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização da educação Inovação pedagógica Reforma Sampaio Dória Ginásio |
topic |
Democratização da educação Inovação pedagógica Reforma Sampaio Dória Ginásio |
description |
Analisando o ensino em São Paulo, o autor distingue a propaganda de educação democrática da ação democratizadora, através de uma discussão sobre a Reforma Sampaio Dória, a expansão das matrículas no ciclo ginasial durante a administração Ulhoa Cintra e a renovação pedagógica dos Ginásios Vocacionais. Constata que, nos dois primeiros casos, houve uma política de ampliação radical das oportunidades educacionais enquanto que, no último, a democracia foi entendida principalmente como prática pedagógica. |
publishDate |
1979 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1979-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1673/1659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20 Cadernos de Pesquisa; Núm. 30 (1979); 13-20 Cadernos de Pesquisa; No. 30 (1979); 13-20 Cadernos de Pesquisa; n. 30 (1979); 13-20 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313680846848 |