Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665 |
Resumo: | Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995. |
id |
FCC-1_1acf98d504e656d22d28a4ffc48071aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/665 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetóriaHistória da EducaçãoBrasilCurrículosReforma do EnsinoPolíticas EducacionaisEste artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.Fundação Carlos Chagas1999-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48Cadernos de Pesquisa; Núm. 108 (1999); 27-48Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48Cadernos de Pesquisa; n. 108 (1999); 27-481980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665/682Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarretto, Elba Siqueira de SáMitrulis, Eleny2023-10-30T12:54:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/665Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T12:54:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
title |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
spellingShingle |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória Barretto, Elba Siqueira de Sá História da Educação Brasil Currículos Reforma do Ensino Políticas Educacionais |
title_short |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
title_full |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
title_fullStr |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
title_full_unstemmed |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
title_sort |
Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória |
author |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_facet |
Barretto, Elba Siqueira de Sá Mitrulis, Eleny |
author_role |
author |
author2 |
Mitrulis, Eleny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barretto, Elba Siqueira de Sá Mitrulis, Eleny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Brasil Currículos Reforma do Ensino Políticas Educacionais |
topic |
História da Educação Brasil Currículos Reforma do Ensino Políticas Educacionais |
description |
Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665/682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48 Cadernos de Pesquisa; Núm. 108 (1999); 27-48 Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48 Cadernos de Pesquisa; n. 108 (1999); 27-48 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310154485760 |