Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barretto, Elba Siqueira de Sá
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Mitrulis, Eleny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665
Resumo: Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.
id FCC-1_1acf98d504e656d22d28a4ffc48071aa
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/665
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Os ciclos escolares: elementos de uma trajetóriaHistória da EducaçãoBrasilCurrículosReforma do EnsinoPolíticas EducacionaisEste artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.Fundação Carlos Chagas1999-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48Cadernos de Pesquisa; Núm. 108 (1999); 27-48Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48Cadernos de Pesquisa; n. 108 (1999); 27-481980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665/682Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarretto, Elba Siqueira de SáMitrulis, Eleny2023-10-30T12:54:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/665Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T12:54:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
title Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
spellingShingle Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
Barretto, Elba Siqueira de Sá
História da Educação
Brasil
Currículos
Reforma do Ensino
Políticas Educacionais
title_short Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
title_full Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
title_fullStr Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
title_full_unstemmed Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
title_sort Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória
author Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_facet Barretto, Elba Siqueira de Sá
Mitrulis, Eleny
author_role author
author2 Mitrulis, Eleny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barretto, Elba Siqueira de Sá
Mitrulis, Eleny
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Brasil
Currículos
Reforma do Ensino
Políticas Educacionais
topic História da Educação
Brasil
Currículos
Reforma do Ensino
Políticas Educacionais
description Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665/682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48
Cadernos de Pesquisa; Núm. 108 (1999); 27-48
Cadernos de Pesquisa; No. 108 (1999); 27-48
Cadernos de Pesquisa; n. 108 (1999); 27-48
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310154485760