Pesos nominais e pesos efetivos no vestibular do CESCEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1972 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1872 |
Resumo: | Na grande maioria das vezes, os escores obtidos em testes educacionais e psicológicos, assim como as notas e conceitos atribuídos pelo professor, não constituem medidas absolutas. Para interpretar o significado da nota de um indivíduo, não basta conhecer o seu valor. É necessário compará-la a um esquema de referência mais amplo, que pode ser um critério fixado a priori, no caso de avaliação de objetivos operacionalmente especificados, ou a distribuição das notas obtidas pelos demais alunos, quando se pretende comparar diferenças individuais. A necessidade de interpretar a nota de um indivíduo em função da distribuição das notas do grupo é bastante evidente no exame vestibular, que tem caráter classificatório, onde o que realmente importa é a posição relativa do indivíduo no grupo. Como o objetivo é selecionar os "melhores", a admissão de um candidato qualquer dependerá do número daqueles que obtiveram escores mais altos que o seu. |
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Pesos nominais e pesos efetivos no vestibular do CESCEMConcurso vestibularEscala de avaliaçãoNa grande maioria das vezes, os escores obtidos em testes educacionais e psicológicos, assim como as notas e conceitos atribuídos pelo professor, não constituem medidas absolutas. Para interpretar o significado da nota de um indivíduo, não basta conhecer o seu valor. É necessário compará-la a um esquema de referência mais amplo, que pode ser um critério fixado a priori, no caso de avaliação de objetivos operacionalmente especificados, ou a distribuição das notas obtidas pelos demais alunos, quando se pretende comparar diferenças individuais. A necessidade de interpretar a nota de um indivíduo em função da distribuição das notas do grupo é bastante evidente no exame vestibular, que tem caráter classificatório, onde o que realmente importa é a posição relativa do indivíduo no grupo. Como o objetivo é selecionar os "melhores", a admissão de um candidato qualquer dependerá do número daqueles que obtiveram escores mais altos que o seu.Fundação Carlos Chagas1972-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1872Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 5-12Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 5-12Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 5-12Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 5-121980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1872/4563Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Carmen2023-04-06T13:30:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1872Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-06T13:30:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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