Uma escola primária na periferia de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499 |
Resumo: | O presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno. |
id |
FCC-1_2366a6736c77af2be1ea4f1aa02b37ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1499 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma escola primária na periferia de São PauloEnsino primárioSão PauloEscolas PúblicasRendimento escolarRecursos financeirosEstudo de casoO presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno.Fundação Carlos Chagas1983-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58Cadernos de Pesquisa; Núm. 46 (1983); 50-58Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58Cadernos de Pesquisa; n. 46 (1983); 50-581980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499/1493Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenin, Sonia Teresinha de Sousa2023-01-11T14:29:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1499Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-11T14:29:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
title |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
spellingShingle |
Uma escola primária na periferia de São Paulo Penin, Sonia Teresinha de Sousa Ensino primário São Paulo Escolas Públicas Rendimento escolar Recursos financeiros Estudo de caso |
title_short |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
title_full |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
title_fullStr |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
title_sort |
Uma escola primária na periferia de São Paulo |
author |
Penin, Sonia Teresinha de Sousa |
author_facet |
Penin, Sonia Teresinha de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penin, Sonia Teresinha de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino primário São Paulo Escolas Públicas Rendimento escolar Recursos financeiros Estudo de caso |
topic |
Ensino primário São Paulo Escolas Públicas Rendimento escolar Recursos financeiros Estudo de caso |
description |
O presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499/1493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58 Cadernos de Pesquisa; Núm. 46 (1983); 50-58 Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58 Cadernos de Pesquisa; n. 46 (1983); 50-58 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312999272448 |