Uma escola primária na periferia de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499
Resumo: O presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno.
id FCC-1_2366a6736c77af2be1ea4f1aa02b37ee
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1499
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Uma escola primária na periferia de São PauloEnsino primárioSão PauloEscolas PúblicasRendimento escolarRecursos financeirosEstudo de casoO presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno.Fundação Carlos Chagas1983-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58Cadernos de Pesquisa; Núm. 46 (1983); 50-58Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58Cadernos de Pesquisa; n. 46 (1983); 50-581980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499/1493Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenin, Sonia Teresinha de Sousa2023-01-11T14:29:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1499Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-11T14:29:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma escola primária na periferia de São Paulo
title Uma escola primária na periferia de São Paulo
spellingShingle Uma escola primária na periferia de São Paulo
Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Ensino primário
São Paulo
Escolas Públicas
Rendimento escolar
Recursos financeiros
Estudo de caso
title_short Uma escola primária na periferia de São Paulo
title_full Uma escola primária na periferia de São Paulo
title_fullStr Uma escola primária na periferia de São Paulo
title_full_unstemmed Uma escola primária na periferia de São Paulo
title_sort Uma escola primária na periferia de São Paulo
author Penin, Sonia Teresinha de Sousa
author_facet Penin, Sonia Teresinha de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penin, Sonia Teresinha de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino primário
São Paulo
Escolas Públicas
Rendimento escolar
Recursos financeiros
Estudo de caso
topic Ensino primário
São Paulo
Escolas Públicas
Rendimento escolar
Recursos financeiros
Estudo de caso
description O presente artigo descreve características físicas e históricas de uma escola de periferia de São Paulo, situando-a no contexto social mais amplo e educacional da rede pública estadual da última década. Discutem-se dados referentes ao rendimento e trajetória escolar dos alunos, identificando nos aspectos intra-escolares (institucional, organizacional e humano) pontos de estrangulamento daqueles. Não subestimando as questões políticas envolvidas, sugerem-se estudos do cotidiano das escolas para se propor mudanças eficazes a nível interno.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1499/1493
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58
Cadernos de Pesquisa; Núm. 46 (1983); 50-58
Cadernos de Pesquisa; No. 46 (1983); 50-58
Cadernos de Pesquisa; n. 46 (1983); 50-58
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312999272448