O ensino como acontecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792 |
Resumo: | Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso. |
id |
FCC-1_26721bf100c423379f7b0b99312269ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/792 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino como acontecimentoDidáticaCiência x VivênciaRupturaNeste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.Fundação Carlos Chagas1996-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23Cadernos de Pesquisa; Núm. 98 (1996); 14-23Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23Cadernos de Pesquisa; n. 98 (1996); 14-231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792/803Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenin, Sonia Teresinha de Sousa2023-10-25T13:35:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/792Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T13:35:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino como acontecimento |
title |
O ensino como acontecimento |
spellingShingle |
O ensino como acontecimento Penin, Sonia Teresinha de Sousa Didática Ciência x Vivência Ruptura |
title_short |
O ensino como acontecimento |
title_full |
O ensino como acontecimento |
title_fullStr |
O ensino como acontecimento |
title_full_unstemmed |
O ensino como acontecimento |
title_sort |
O ensino como acontecimento |
author |
Penin, Sonia Teresinha de Sousa |
author_facet |
Penin, Sonia Teresinha de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penin, Sonia Teresinha de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ciência x Vivência Ruptura |
topic |
Didática Ciência x Vivência Ruptura |
description |
Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792/803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23 Cadernos de Pesquisa; Núm. 98 (1996); 14-23 Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23 Cadernos de Pesquisa; n. 98 (1996); 14-23 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310793068544 |