O ensino como acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792
Resumo: Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.
id FCC-1_26721bf100c423379f7b0b99312269ce
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/792
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O ensino como acontecimentoDidáticaCiência x VivênciaRupturaNeste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.Fundação Carlos Chagas1996-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23Cadernos de Pesquisa; Núm. 98 (1996); 14-23Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23Cadernos de Pesquisa; n. 98 (1996); 14-231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792/803Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenin, Sonia Teresinha de Sousa2023-10-25T13:35:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/792Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T13:35:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino como acontecimento
title O ensino como acontecimento
spellingShingle O ensino como acontecimento
Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Didática
Ciência x Vivência
Ruptura
title_short O ensino como acontecimento
title_full O ensino como acontecimento
title_fullStr O ensino como acontecimento
title_full_unstemmed O ensino como acontecimento
title_sort O ensino como acontecimento
author Penin, Sonia Teresinha de Sousa
author_facet Penin, Sonia Teresinha de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penin, Sonia Teresinha de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ciência x Vivência
Ruptura
topic Didática
Ciência x Vivência
Ruptura
description Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/792/803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23
Cadernos de Pesquisa; Núm. 98 (1996); 14-23
Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 14-23
Cadernos de Pesquisa; n. 98 (1996); 14-23
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310793068544