Projeto Zumbi dos Palmares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1276 |
Resumo: | Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação. As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino. |
id |
FCC-1_2742c127e98bebe6b8c0dcb7c3b3b1fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1276 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Zumbi dos PalmaresCultura afro-brasileiraProjeto Zumbi dos PalmaresNegrosEste texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação. As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.Fundação Carlos Chagas1987-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1276Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 72-73Cadernos de Pesquisa; Núm. 63 (1987); 72-73Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 72-73Cadernos de Pesquisa; n. 63 (1987); 72-731980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1276/1277Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Vanda Maria de Souza2023-01-09T18:25:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1276Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-09T18:25:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Zumbi dos Palmares |
title |
Projeto Zumbi dos Palmares |
spellingShingle |
Projeto Zumbi dos Palmares Ferreira, Vanda Maria de Souza Cultura afro-brasileira Projeto Zumbi dos Palmares Negros |
title_short |
Projeto Zumbi dos Palmares |
title_full |
Projeto Zumbi dos Palmares |
title_fullStr |
Projeto Zumbi dos Palmares |
title_full_unstemmed |
Projeto Zumbi dos Palmares |
title_sort |
Projeto Zumbi dos Palmares |
author |
Ferreira, Vanda Maria de Souza |
author_facet |
Ferreira, Vanda Maria de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Vanda Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Projeto Zumbi dos Palmares Negros |
topic |
Cultura afro-brasileira Projeto Zumbi dos Palmares Negros |
description |
Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação. As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino. |
publishDate |
1987 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1987-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1276 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1276/1277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 72-73 Cadernos de Pesquisa; Núm. 63 (1987); 72-73 Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 72-73 Cadernos de Pesquisa; n. 63 (1987); 72-73 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312252686336 |