O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraher, Terezinha Nunes
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Rego, Lúcia Lins Browne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1614
Resumo: O trabalho de Piaget sobre o realismo nominal é proposto aqui como a base cognitiva para a aquisição da leitura envolvendo um sistema de escrita alfabético. Estes sistemas de escrita são constituídos de representações gráficas arbitrárias de significantes verbais. A criança deve ser capaz de focalizar o que está sendo graficamente representado -o significante verbal - para poder entender uma escrita alfabética. Foi levantada a hipótese de que as crianças que confundem o significante com o significado devem apresentar dificuldades na aquisição da leitura. Três níveis do realismo nominal lógico foram identificados num estudo anterior. O nível 1A, em que a criança confunde totalmente significante e significado; o nível 1B, em que ocorre uma transição e o nível 2, em que a criança é capaz de focalizar o significante como tal, independente do significado. Foi encontrada uma associação entre a superação do nível 1A do realismo nominal lógico e o progresso em leitura. As crianças deste nível tiraram pouco proveito da instrução em leitura, progredindo lentamente na escola e demonstrando desempenho muito fraco em leitura e análise fonêmica.
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