A teoria da administração educacional: ciência e ideologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1411 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a gênese e a evolução da teoria da administração escolar, a partir da origem histórica da teoria geral de administração. Pretende-se, desta forma, demonstrar que os pressupostos sobre os quais ela foi construíída têm sua origem nas necessidades próprias do desenvolvimento capitalista: o controle externo à ação, determinado pela divisão do trabalho, tendo em vista a reprodução ampliada do capital. Analisam-se os limites e as possibilidades da teoria em questão, concluindo-se da necessidade de superar a versão do especialista em administração derivada da transposição da lógica empresarial para a escola, desviando-se o foco da organização para a educação, e do técnico para o político. |
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