Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Fernando Jorge Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/187
Resumo: O estudo tem como objetivo investigar com maior profundidade a pesquisa sobre representação mental da realidade em crianças com cegueira congênita, comparando-as com crianças normovisuais no ensino básico da escola regular em Portugal. A partir de fundamentos teóricos, pretende-se analisar as diferentes crianças ao longo do tempo, bem como a sociedade atual perante as crianças diferentes. Foram feitos dois estudos de caso, combinando dados de natureza quantitativa e qualitativa. A análise desses casos revela dois caminhos diferentes na integração de crianças com cegueira congênita no primeiro ciclo do ensino básico, sendo que essa diferenciação não resulta dos processos de adaptação ao aluno concreto numa perspectiva humanista e, sim, dos condicionamentos físicos (escolas) e organizacionais (Educação Especial).
id FCC-1_31140eb7330d1951b87c8ed892c96ce4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/187
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regularEducação EspecialDeficiência VisualCriançasIntegração EscolarO estudo tem como objetivo investigar com maior profundidade a pesquisa sobre representação mental da realidade em crianças com cegueira congênita, comparando-as com crianças normovisuais no ensino básico da escola regular em Portugal. A partir de fundamentos teóricos, pretende-se analisar as diferentes crianças ao longo do tempo, bem como a sociedade atual perante as crianças diferentes. Foram feitos dois estudos de caso, combinando dados de natureza quantitativa e qualitativa. A análise desses casos revela dois caminhos diferentes na integração de crianças com cegueira congênita no primeiro ciclo do ensino básico, sendo que essa diferenciação não resulta dos processos de adaptação ao aluno concreto numa perspectiva humanista e, sim, dos condicionamentos físicos (escolas) e organizacionais (Educação Especial).Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/187Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 95-119Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 95-119Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 95-119Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 95-1191980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/187/207Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Fernando Jorge Costa2023-11-07T15:35:57Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/187Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:35:57Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
title Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
spellingShingle Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
Figueiredo, Fernando Jorge Costa
Educação Especial
Deficiência Visual
Crianças
Integração Escolar
title_short Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
title_full Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
title_fullStr Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
title_full_unstemmed Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
title_sort Duas crianças cegas congênitas no primeiro ciclo da escola regular
author Figueiredo, Fernando Jorge Costa
author_facet Figueiredo, Fernando Jorge Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Fernando Jorge Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Deficiência Visual
Crianças
Integração Escolar
topic Educação Especial
Deficiência Visual
Crianças
Integração Escolar
description O estudo tem como objetivo investigar com maior profundidade a pesquisa sobre representação mental da realidade em crianças com cegueira congênita, comparando-as com crianças normovisuais no ensino básico da escola regular em Portugal. A partir de fundamentos teóricos, pretende-se analisar as diferentes crianças ao longo do tempo, bem como a sociedade atual perante as crianças diferentes. Foram feitos dois estudos de caso, combinando dados de natureza quantitativa e qualitativa. A análise desses casos revela dois caminhos diferentes na integração de crianças com cegueira congênita no primeiro ciclo do ensino básico, sendo que essa diferenciação não resulta dos processos de adaptação ao aluno concreto numa perspectiva humanista e, sim, dos condicionamentos físicos (escolas) e organizacionais (Educação Especial).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/187
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/187/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 95-119
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 95-119
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 95-119
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 95-119
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431063536238592