A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198 |
Resumo: | O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação. |
id |
FCC-1_378faf6b78ea51f22e94c6f303a005a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/198 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola como microuniversidade na educação secundária em CubaEducação em CubaEscola SecundáriaReforma EducacionalO artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 257-276Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 257-2761980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198/214Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas2023-11-07T15:42:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/198Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:42:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
title |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
spellingShingle |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas Educação em Cuba Escola Secundária Reforma Educacional |
title_short |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
title_full |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
title_fullStr |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
title_full_unstemmed |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
title_sort |
A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba |
author |
Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas |
author_facet |
Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Cuba Escola Secundária Reforma Educacional |
topic |
Educação em Cuba Escola Secundária Reforma Educacional |
description |
O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198/214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 257-276 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276 Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 257-276 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308437966848 |