A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198
Resumo: O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.
id FCC-1_378faf6b78ea51f22e94c6f303a005a0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/198
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A escola como microuniversidade na educação secundária em CubaEducação em CubaEscola SecundáriaReforma EducacionalO artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 257-276Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 257-2761980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198/214Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas2023-11-07T15:42:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/198Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:42:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
title A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
spellingShingle A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas
Educação em Cuba
Escola Secundária
Reforma Educacional
title_short A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
title_full A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
title_fullStr A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
title_full_unstemmed A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
title_sort A escola como microuniversidade na educação secundária em Cuba
author Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas
author_facet Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, M, Maria do Carmo Luiz Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Cuba
Escola Secundária
Reforma Educacional
topic Educação em Cuba
Escola Secundária
Reforma Educacional
description O artigo analisa o processo de transformação desencadeado nas escolas secundárias básicas em Cuba, que atendem alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries. Na busca de soluções para os problemas que afetavam essas escolas, em 2001, um coletivo de professores dos Institutos Superiores Pedagógicos das diferentes províncias do país implementou a formação de professores generalistas integrais de modo a torná-los capazes de ministrar todas as disciplinas, exceto Inglês e Educação Física, a grupos de 15 alunos. O recorte do estudo prioriza a formação do professor generalista integral, considerando o contexto do movimento de universalização do ensino superior em curso, o qual reestrutura, em todo o país, os Institutos Superiores Pedagógicos e as escolas básicas, estas tratadas como micro universidades. O percurso metodológico fundamenta-se em abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com base em referências fornecidas por Marli André. Destacam-se as pesquisas de Carlos Rojas Arce e de Lisardo García Ramis no embasamento teórico da investigação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/198/214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 257-276
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 257-276
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 257-276
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308437966848