Educação profissional numa sociedade sem empregos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento. |
id |
FCC-1_3b61806e5dbcc840275707d61783b8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/654 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional numa sociedade sem empregosEducação ProfissionalDiretrizes CurricularesEnsino MédioQualificação ProfissionalO objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento.Fundação Carlos Chagas2000-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66Cadernos de Pesquisa; Núm. 109 (2000); 43-66Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66Cadernos de Pesquisa; n. 109 (2000); 43-661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654/671Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, Celso JoãoSilva Júnior, João Reis2023-10-30T13:21:21Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/654Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T13:21:21Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
title |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
spellingShingle |
Educação profissional numa sociedade sem empregos Ferretti, Celso João Educação Profissional Diretrizes Curriculares Ensino Médio Qualificação Profissional |
title_short |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
title_full |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
title_fullStr |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
title_full_unstemmed |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
title_sort |
Educação profissional numa sociedade sem empregos |
author |
Ferretti, Celso João |
author_facet |
Ferretti, Celso João Silva Júnior, João Reis |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, João Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferretti, Celso João Silva Júnior, João Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Diretrizes Curriculares Ensino Médio Qualificação Profissional |
topic |
Educação Profissional Diretrizes Curriculares Ensino Médio Qualificação Profissional |
description |
O objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654/671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66 Cadernos de Pesquisa; Núm. 109 (2000); 43-66 Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66 Cadernos de Pesquisa; n. 109 (2000); 43-66 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310139805696 |