Educação profissional numa sociedade sem empregos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferretti, Celso João
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Silva Júnior, João Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654
Resumo: O objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento.
id FCC-1_3b61806e5dbcc840275707d61783b8c3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/654
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Educação profissional numa sociedade sem empregosEducação ProfissionalDiretrizes CurricularesEnsino MédioQualificação ProfissionalO objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento.Fundação Carlos Chagas2000-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66Cadernos de Pesquisa; Núm. 109 (2000); 43-66Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66Cadernos de Pesquisa; n. 109 (2000); 43-661980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654/671Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, Celso JoãoSilva Júnior, João Reis2023-10-30T13:21:21Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/654Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T13:21:21Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional numa sociedade sem empregos
title Educação profissional numa sociedade sem empregos
spellingShingle Educação profissional numa sociedade sem empregos
Ferretti, Celso João
Educação Profissional
Diretrizes Curriculares
Ensino Médio
Qualificação Profissional
title_short Educação profissional numa sociedade sem empregos
title_full Educação profissional numa sociedade sem empregos
title_fullStr Educação profissional numa sociedade sem empregos
title_full_unstemmed Educação profissional numa sociedade sem empregos
title_sort Educação profissional numa sociedade sem empregos
author Ferretti, Celso João
author_facet Ferretti, Celso João
Silva Júnior, João Reis
author_role author
author2 Silva Júnior, João Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferretti, Celso João
Silva Júnior, João Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Diretrizes Curriculares
Ensino Médio
Qualificação Profissional
topic Educação Profissional
Diretrizes Curriculares
Ensino Médio
Qualificação Profissional
description O objetivo deste artigo é o de promover a análise da proposta de educação profissional por meio do exame do documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico do MEC/CNE no contexto das recentes transformações do capitalismo e sua expressão no Brasil. A ênfase da análise é posta nas relações entre a educação profissional e o ensino médio, transição do conceito de qualificação profissional ao modelo de competência e na crítica ao determinismo tecnológico que parece orientar o referido documento.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/654/671
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66
Cadernos de Pesquisa; Núm. 109 (2000); 43-66
Cadernos de Pesquisa; No. 109 (2000); 43-66
Cadernos de Pesquisa; n. 109 (2000); 43-66
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310139805696