Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenca, Sueli Cotrim
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar alguns fatores responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão apresentados pelos alunos dos cursos noturnos da rede pública estadual de 1º grau. A presença de grande contingente de alunos de nível socioeconômico mais baixo nos cursos noturnos parece não ser suficiente como justificativa para o fracasso escolar verificado. A comparação entre cursos diurnos e noturnos sugere a existência de elementos presentes na própria estrutura e funcionamento da escola no período da noite, que dificultam ainda mais a trajetória escolar dos alunos mais pobres.
id FCC-1_41a1bdc13156b00250abaa7fc6f05a12
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1556
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalhamCurso noturnoEvasão escolarFracasso escolarAdministração da educaçãoCondições socioeconômicasO trabalho tem como objetivo analisar alguns fatores responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão apresentados pelos alunos dos cursos noturnos da rede pública estadual de 1º grau. A presença de grande contingente de alunos de nível socioeconômico mais baixo nos cursos noturnos parece não ser suficiente como justificativa para o fracasso escolar verificado. A comparação entre cursos diurnos e noturnos sugere a existência de elementos presentes na própria estrutura e funcionamento da escola no período da noite, que dificultam ainda mais a trajetória escolar dos alunos mais pobres.Fundação Carlos Chagas1982-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556Cadernos de Pesquisa; No. 43 (1982); 37-42Cadernos de Pesquisa; Núm. 43 (1982); 37-42Cadernos de Pesquisa; No. 43 (1982); 37-42Cadernos de Pesquisa; n. 43 (1982); 37-421980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556/1555Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTenca, Sueli Cotrim2022-12-20T13:54:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1556Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-20T13:54:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
title Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
spellingShingle Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
Tenca, Sueli Cotrim
Curso noturno
Evasão escolar
Fracasso escolar
Administração da educação
Condições socioeconômicas
title_short Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
title_full Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
title_fullStr Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
title_full_unstemmed Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
title_sort Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham
author Tenca, Sueli Cotrim
author_facet Tenca, Sueli Cotrim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenca, Sueli Cotrim
dc.subject.por.fl_str_mv Curso noturno
Evasão escolar
Fracasso escolar
Administração da educação
Condições socioeconômicas
topic Curso noturno
Evasão escolar
Fracasso escolar
Administração da educação
Condições socioeconômicas
description O trabalho tem como objetivo analisar alguns fatores responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão apresentados pelos alunos dos cursos noturnos da rede pública estadual de 1º grau. A presença de grande contingente de alunos de nível socioeconômico mais baixo nos cursos noturnos parece não ser suficiente como justificativa para o fracasso escolar verificado. A comparação entre cursos diurnos e noturnos sugere a existência de elementos presentes na própria estrutura e funcionamento da escola no período da noite, que dificultam ainda mais a trajetória escolar dos alunos mais pobres.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556/1555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 43 (1982); 37-42
Cadernos de Pesquisa; Núm. 43 (1982); 37-42
Cadernos de Pesquisa; No. 43 (1982); 37-42
Cadernos de Pesquisa; n. 43 (1982); 37-42
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313322233856