Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037
Resumo: No âmbito do presente debate nacional sobre a municipalização do ensino básico, este artigo identifica uma inflexão, nas análises recentes, no sentido de se adotarem padrões democráticos de articulação inter-institucional visando a efetiva universalização do ensino fundamental. Tomando por referência a política educacional do Governo Miguel Arraes em Pernambuco (1987-1990), delineia-se o conjunto de procedimentos empregados para a articulação entre o estado e os municípios. Num contexto de drástica redução do apoio financeiro federal ao estado, essa articulação permitiu melhorar o aproveitamento do parque escolar público, ampliar a cobertura escolar, eliminar a duplicação de esforços e de estruturas nos órgãos de educação, aplicando medidas de caráter técnico-pedagógico que apontam para a superação das práticas político-clientelistas do setor educacional.
id FCC-1_43d758c8748ad6b1487dff61b434c071
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1037
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo ArraesPolíticas EducacionaisPernambucoGoverno ArraesMunicipalização do EnsinoSistema de EducaçãoNo âmbito do presente debate nacional sobre a municipalização do ensino básico, este artigo identifica uma inflexão, nas análises recentes, no sentido de se adotarem padrões democráticos de articulação inter-institucional visando a efetiva universalização do ensino fundamental. Tomando por referência a política educacional do Governo Miguel Arraes em Pernambuco (1987-1990), delineia-se o conjunto de procedimentos empregados para a articulação entre o estado e os municípios. Num contexto de drástica redução do apoio financeiro federal ao estado, essa articulação permitiu melhorar o aproveitamento do parque escolar público, ampliar a cobertura escolar, eliminar a duplicação de esforços e de estruturas nos órgãos de educação, aplicando medidas de caráter técnico-pedagógico que apontam para a superação das práticas político-clientelistas do setor educacional.Fundação Carlos Chagas1991-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 5-17Cadernos de Pesquisa; Núm. 77 (1991); 5-17Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 5-17Cadernos de Pesquisa; n. 77 (1991); 5-171980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037/1045Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria das Graças Corrêa de2023-03-31T13:07:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1037Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T13:07:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
title Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
spellingShingle Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
Políticas Educacionais
Pernambuco
Governo Arraes
Municipalização do Ensino
Sistema de Educação
title_short Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
title_full Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
title_fullStr Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
title_full_unstemmed Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
title_sort Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes
author Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
author_facet Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Pernambuco
Governo Arraes
Municipalização do Ensino
Sistema de Educação
topic Políticas Educacionais
Pernambuco
Governo Arraes
Municipalização do Ensino
Sistema de Educação
description No âmbito do presente debate nacional sobre a municipalização do ensino básico, este artigo identifica uma inflexão, nas análises recentes, no sentido de se adotarem padrões democráticos de articulação inter-institucional visando a efetiva universalização do ensino fundamental. Tomando por referência a política educacional do Governo Miguel Arraes em Pernambuco (1987-1990), delineia-se o conjunto de procedimentos empregados para a articulação entre o estado e os municípios. Num contexto de drástica redução do apoio financeiro federal ao estado, essa articulação permitiu melhorar o aproveitamento do parque escolar público, ampliar a cobertura escolar, eliminar a duplicação de esforços e de estruturas nos órgãos de educação, aplicando medidas de caráter técnico-pedagógico que apontam para a superação das práticas político-clientelistas do setor educacional.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1037/1045
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 5-17
Cadernos de Pesquisa; Núm. 77 (1991); 5-17
Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 5-17
Cadernos de Pesquisa; n. 77 (1991); 5-17
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311527071744