A dialética micro/macro na sociologia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Zaia
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605
Resumo: Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.
id FCC-1_4498097208e2763565f112ec6251371a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/605
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A dialética micro/macro na sociologia da educaçãoSociologia da EducaçãoMetodologia da PesquisaPesquisadoresNeste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.Fundação Carlos Chagas2001-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 153-165Cadernos de Pesquisa; Núm. 113 (2001); 153-165Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 153-165Cadernos de Pesquisa; n. 113 (2001); 153-1651980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605/621Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Zaia2023-10-30T15:02:47Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/605Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:02:47Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dialética micro/macro na sociologia da educação
title A dialética micro/macro na sociologia da educação
spellingShingle A dialética micro/macro na sociologia da educação
Brandão, Zaia
Sociologia da Educação
Metodologia da Pesquisa
Pesquisadores
title_short A dialética micro/macro na sociologia da educação
title_full A dialética micro/macro na sociologia da educação
title_fullStr A dialética micro/macro na sociologia da educação
title_full_unstemmed A dialética micro/macro na sociologia da educação
title_sort A dialética micro/macro na sociologia da educação
author Brandão, Zaia
author_facet Brandão, Zaia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Zaia
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da Educação
Metodologia da Pesquisa
Pesquisadores
topic Sociologia da Educação
Metodologia da Pesquisa
Pesquisadores
description Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605/621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 153-165
Cadernos de Pesquisa; Núm. 113 (2001); 153-165
Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 153-165
Cadernos de Pesquisa; n. 113 (2001); 153-165
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310084231168