Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665 |
Resumo: | Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado. |
id |
FCC-1_44b145bdbe59c2857fb7c0b032b8b105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2665 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escolaInclusão DigitalAvaliação do ProgramaPolíticas Públicas.Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 542-569Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 542-5691980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporenghttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/2611https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/pdfCopyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLavinas, LenaVeiga, Alinne2023-11-13T13:46:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2665Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:46:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
title |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
spellingShingle |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola Lavinas, Lena Inclusão Digital Avaliação do Programa Políticas Públicas. |
title_short |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
title_full |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
title_fullStr |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
title_full_unstemmed |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
title_sort |
Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola |
author |
Lavinas, Lena |
author_facet |
Lavinas, Lena Veiga, Alinne |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Alinne |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lavinas, Lena Veiga, Alinne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Digital Avaliação do Programa Políticas Públicas. |
topic |
Inclusão Digital Avaliação do Programa Políticas Públicas. |
description |
Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/2611 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 542-569 Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569 Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 542-569 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314444210176 |