Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavinas, Lena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Veiga, Alinne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665
Resumo: Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.
id FCC-1_44b145bdbe59c2857fb7c0b032b8b105
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2665
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escolaInclusão DigitalAvaliação do ProgramaPolíticas Públicas.Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 542-569Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 542-5691980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporenghttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/2611https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/pdfCopyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLavinas, LenaVeiga, Alinne2023-11-13T13:46:25Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2665Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:46:25Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
title Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
spellingShingle Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
Lavinas, Lena
Inclusão Digital
Avaliação do Programa
Políticas Públicas.
title_short Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
title_full Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
title_fullStr Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
title_full_unstemmed Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
title_sort Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola
author Lavinas, Lena
author_facet Lavinas, Lena
Veiga, Alinne
author_role author
author2 Veiga, Alinne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavinas, Lena
Veiga, Alinne
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Digital
Avaliação do Programa
Políticas Públicas.
topic Inclusão Digital
Avaliação do Programa
Políticas Públicas.
description Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/2611
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 542-569
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 542-569
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 542-569
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314444210176