Transporte, escolarização e política educacional rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1399
Resumo: Dada a oferta típica do ensino rural no Estado de São Paulo - apenas até a 3ª ou 4ª série - o aluno que pretende continuar a estudar precisa deslocar-se até a cidade mais próxima. Por outro lado, os professores rurais precisam deslocar-se por conta própria até o local de trabalho. O estudo procurou, então, investigar a relação entre a oferta de meios de transporte e o nível de escolarização das crianças rurais, além das condições de deslocamento dos professores rurais. Após a análise de dados gerais do ensino rural no Estado de São Paulo, e do transporte escolar rural hoje oferecido, passou-se à análise detalhada de dois casos específicos. O primeiro foi o de Araraquara, que opera um dos maiores sistemas de transporte escolar rural do Estado há quase 20 anos e o segundo, o do município de Taubaté, que nunca ofertou transporte escolar rural. O caso de Araraquara foi estudado com mais detalhes devido à riqueza da experiência local com o transporte. Nos dois casos, procurou-se levantar dados relativos à oferta de ensino rural e ao deslocamento dos professores, sendo que nos de Araraquara foram estudados também os alunos transportados pelo sistema. Dentre as principais conclusões, destacam-se: o transporte escolar rural no Estado de São Paulo tem crescido nos últimos anos (100.000 alunos atendidos por dia em 1984), mas ainda é insuficiente; as professoras rurais dispendem em média cerca de 20% da sua renda com o transporte, e consideram-no um dos maiores problemas da profissão; o sistema de transporte de Araraquara está viabilizando a continuidade dos estudos na cidade para 221 crianças rurais (da 5 a 8 séries), e é considerado "vital" por cerca de 60% das crianças transportadas, a oferta de transporte parece estar acelerando e o esvaziamento das escolas rurais, em favor das urbanas, o que leva a necessidade de repensar a política global do ensino rural no Estado, considerando o problema do transporte e da dinâmica da economia rural.
id FCC-1_477a4d1137d7a8f509002e8e2f39f72b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1399
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Transporte, escolarização e política educacional ruralEducaçãoZona ruralTransporte escolarPolíticas educacionaisDada a oferta típica do ensino rural no Estado de São Paulo - apenas até a 3ª ou 4ª série - o aluno que pretende continuar a estudar precisa deslocar-se até a cidade mais próxima. Por outro lado, os professores rurais precisam deslocar-se por conta própria até o local de trabalho. O estudo procurou, então, investigar a relação entre a oferta de meios de transporte e o nível de escolarização das crianças rurais, além das condições de deslocamento dos professores rurais. Após a análise de dados gerais do ensino rural no Estado de São Paulo, e do transporte escolar rural hoje oferecido, passou-se à análise detalhada de dois casos específicos. O primeiro foi o de Araraquara, que opera um dos maiores sistemas de transporte escolar rural do Estado há quase 20 anos e o segundo, o do município de Taubaté, que nunca ofertou transporte escolar rural. O caso de Araraquara foi estudado com mais detalhes devido à riqueza da experiência local com o transporte. Nos dois casos, procurou-se levantar dados relativos à oferta de ensino rural e ao deslocamento dos professores, sendo que nos de Araraquara foram estudados também os alunos transportados pelo sistema. Dentre as principais conclusões, destacam-se: o transporte escolar rural no Estado de São Paulo tem crescido nos últimos anos (100.000 alunos atendidos por dia em 1984), mas ainda é insuficiente; as professoras rurais dispendem em média cerca de 20% da sua renda com o transporte, e consideram-no um dos maiores problemas da profissão; o sistema de transporte de Araraquara está viabilizando a continuidade dos estudos na cidade para 221 crianças rurais (da 5 a 8 séries), e é considerado "vital" por cerca de 60% das crianças transportadas, a oferta de transporte parece estar acelerando e o esvaziamento das escolas rurais, em favor das urbanas, o que leva a necessidade de repensar a política global do ensino rural no Estado, considerando o problema do transporte e da dinâmica da economia rural.Fundação Carlos Chagas1985-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1399Cadernos de Pesquisa; No. 55 (1985); 18-30Cadernos de Pesquisa; Núm. 55 (1985); 18-30Cadernos de Pesquisa; No. 55 (1985); 18-30Cadernos de Pesquisa; n. 55 (1985); 18-301980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1399/1399Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Eduardo Alcântara de2023-03-07T14:10:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1399Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-07T14:10:40Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transporte, escolarização e política educacional rural
title Transporte, escolarização e política educacional rural
spellingShingle Transporte, escolarização e política educacional rural
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
Educação
Zona rural
Transporte escolar
Políticas educacionais
title_short Transporte, escolarização e política educacional rural
title_full Transporte, escolarização e política educacional rural
title_fullStr Transporte, escolarização e política educacional rural
title_full_unstemmed Transporte, escolarização e política educacional rural
title_sort Transporte, escolarização e política educacional rural
author Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
author_facet Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Zona rural
Transporte escolar
Políticas educacionais
topic Educação
Zona rural
Transporte escolar
Políticas educacionais
description Dada a oferta típica do ensino rural no Estado de São Paulo - apenas até a 3ª ou 4ª série - o aluno que pretende continuar a estudar precisa deslocar-se até a cidade mais próxima. Por outro lado, os professores rurais precisam deslocar-se por conta própria até o local de trabalho. O estudo procurou, então, investigar a relação entre a oferta de meios de transporte e o nível de escolarização das crianças rurais, além das condições de deslocamento dos professores rurais. Após a análise de dados gerais do ensino rural no Estado de São Paulo, e do transporte escolar rural hoje oferecido, passou-se à análise detalhada de dois casos específicos. O primeiro foi o de Araraquara, que opera um dos maiores sistemas de transporte escolar rural do Estado há quase 20 anos e o segundo, o do município de Taubaté, que nunca ofertou transporte escolar rural. O caso de Araraquara foi estudado com mais detalhes devido à riqueza da experiência local com o transporte. Nos dois casos, procurou-se levantar dados relativos à oferta de ensino rural e ao deslocamento dos professores, sendo que nos de Araraquara foram estudados também os alunos transportados pelo sistema. Dentre as principais conclusões, destacam-se: o transporte escolar rural no Estado de São Paulo tem crescido nos últimos anos (100.000 alunos atendidos por dia em 1984), mas ainda é insuficiente; as professoras rurais dispendem em média cerca de 20% da sua renda com o transporte, e consideram-no um dos maiores problemas da profissão; o sistema de transporte de Araraquara está viabilizando a continuidade dos estudos na cidade para 221 crianças rurais (da 5 a 8 séries), e é considerado "vital" por cerca de 60% das crianças transportadas, a oferta de transporte parece estar acelerando e o esvaziamento das escolas rurais, em favor das urbanas, o que leva a necessidade de repensar a política global do ensino rural no Estado, considerando o problema do transporte e da dinâmica da economia rural.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1399
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1399/1399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 55 (1985); 18-30
Cadernos de Pesquisa; Núm. 55 (1985); 18-30
Cadernos de Pesquisa; No. 55 (1985); 18-30
Cadernos de Pesquisa; n. 55 (1985); 18-30
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431068901801984