Grupo cultural Olodum
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 1987 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Download full: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1289 |
Summary: | Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais.Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular. |
id |
FCC-1_47fd2df67fd25da8bc78f37b621f1f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1289 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo cultural OlodumCultura afro-brasileiraNegrosSocializaçãoEste texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais.Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.Fundação Carlos Chagas1987-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1289Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 117-118Cadernos de Pesquisa; Núm. 63 (1987); 117-118Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 117-118Cadernos de Pesquisa; n. 63 (1987); 117-1181980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1289/1290Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kátia de Melo e2023-01-09T18:53:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1289Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-09T18:53:59Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo cultural Olodum |
title |
Grupo cultural Olodum |
spellingShingle |
Grupo cultural Olodum Silva, Kátia de Melo e Cultura afro-brasileira Negros Socialização |
title_short |
Grupo cultural Olodum |
title_full |
Grupo cultural Olodum |
title_fullStr |
Grupo cultural Olodum |
title_full_unstemmed |
Grupo cultural Olodum |
title_sort |
Grupo cultural Olodum |
author |
Silva, Kátia de Melo e |
author_facet |
Silva, Kátia de Melo e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kátia de Melo e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Negros Socialização |
topic |
Cultura afro-brasileira Negros Socialização |
description |
Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais.Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular. |
publishDate |
1987 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1987-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1289 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1289/1290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 117-118 Cadernos de Pesquisa; Núm. 63 (1987); 117-118 Cadernos de Pesquisa; No. 63 (1987); 117-118 Cadernos de Pesquisa; n. 63 (1987); 117-118 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312268414976 |