A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Célia Mari Dalmoro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53546
Resumo: Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira Neto
id UFPR_f09d37dc10b73c4dc3e90bf8ace99ac7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53546
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Padilha, Célia Mari DalmoroUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisOliveira Neto, Marcolino Gomes de2019-06-04T15:49:12Z2019-06-04T15:49:12Z2014https://hdl.handle.net/1884/53546Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira NetoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : A presente pesquisa pretende analisar se após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os professores de artes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal de Araucária - Paraná, vêm trabalhando ou não com os conteúdos relacionados à cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, além de trazer reflexões a despeito das práticas que ainda pairam nas formas de ensinar, se a escola contempla de alguma forma a questão do negro(a) e sua cultura. Pretende ainda, investigar se esses professores conhecem minimamente a referida lei. Para tanto, organizou-se como método de instrumento de pesquisa de campo, um questionário semiestruturado que foi distribuído para cinco docentes de escolas distintas, permitindo obter informações básicas a respeito das práticas elaboradas sobre a implementação dos conteúdos da Lei. Além das questões que balizaram sobre a identidade, formação e o trabalho pedagógico, buscou-se investigar se os docentes conheciam a Lei 11.645/08 – que inclui a cultura indígena –, e integra a Lei 10.639/03.50 p.application/pdfCultura afro-brasileiraCultura africanaNegrosEducaçãoA cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CELIA MARI DALMORO PADILHA.pdfapplication/pdf560734https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53546/1/R%20-%20E%20-%20CELIA%20MARI%20DALMORO%20PADILHA.pdf7d06f36b5a870c81a97d34962b3b0cdcMD51open access1884/535462019-06-04 12:49:12.601open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53546Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-04T15:49:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
title A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
spellingShingle A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
Padilha, Célia Mari Dalmoro
Cultura afro-brasileira
Cultura africana
Negros
Educação
title_short A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
title_full A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
title_fullStr A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
title_full_unstemmed A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
title_sort A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
author Padilha, Célia Mari Dalmoro
author_facet Padilha, Célia Mari Dalmoro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Célia Mari Dalmoro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
contributor_str_mv Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira
Cultura africana
Negros
Educação
topic Cultura afro-brasileira
Cultura africana
Negros
Educação
description Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira Neto
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-04T15:49:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-04T15:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53546
url https://hdl.handle.net/1884/53546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53546/1/R%20-%20E%20-%20CELIA%20MARI%20DALMORO%20PADILHA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d06f36b5a870c81a97d34962b3b0cdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898711193878528