A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53546 |
Resumo: | Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira Neto |
id |
UFPR_f09d37dc10b73c4dc3e90bf8ace99ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53546 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Padilha, Célia Mari DalmoroUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisOliveira Neto, Marcolino Gomes de2019-06-04T15:49:12Z2019-06-04T15:49:12Z2014https://hdl.handle.net/1884/53546Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira NetoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : A presente pesquisa pretende analisar se após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os professores de artes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal de Araucária - Paraná, vêm trabalhando ou não com os conteúdos relacionados à cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, além de trazer reflexões a despeito das práticas que ainda pairam nas formas de ensinar, se a escola contempla de alguma forma a questão do negro(a) e sua cultura. Pretende ainda, investigar se esses professores conhecem minimamente a referida lei. Para tanto, organizou-se como método de instrumento de pesquisa de campo, um questionário semiestruturado que foi distribuído para cinco docentes de escolas distintas, permitindo obter informações básicas a respeito das práticas elaboradas sobre a implementação dos conteúdos da Lei. Além das questões que balizaram sobre a identidade, formação e o trabalho pedagógico, buscou-se investigar se os docentes conheciam a Lei 11.645/08 – que inclui a cultura indígena –, e integra a Lei 10.639/03.50 p.application/pdfCultura afro-brasileiraCultura africanaNegrosEducaçãoA cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CELIA MARI DALMORO PADILHA.pdfapplication/pdf560734https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53546/1/R%20-%20E%20-%20CELIA%20MARI%20DALMORO%20PADILHA.pdf7d06f36b5a870c81a97d34962b3b0cdcMD51open access1884/535462019-06-04 12:49:12.601open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53546Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-04T15:49:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
title |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
spellingShingle |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais Padilha, Célia Mari Dalmoro Cultura afro-brasileira Cultura africana Negros Educação |
title_short |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
title_full |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
title_fullStr |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
title_sort |
A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais |
author |
Padilha, Célia Mari Dalmoro |
author_facet |
Padilha, Célia Mari Dalmoro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Célia Mari Dalmoro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Marcolino Gomes de |
contributor_str_mv |
Oliveira Neto, Marcolino Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Cultura africana Negros Educação |
topic |
Cultura afro-brasileira Cultura africana Negros Educação |
description |
Orientador : Marcolino Gomes de Oliveira Neto |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-04T15:49:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-04T15:49:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53546 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53546/1/R%20-%20E%20-%20CELIA%20MARI%20DALMORO%20PADILHA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d06f36b5a870c81a97d34962b3b0cdc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898711193878528 |