Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423 |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios. |
id |
FCC-1_4aae68f6b98fc08560908f1ed3732781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1423 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no ChileEducação pré-escolarRendimento escolarChileCondições sócio-econômicasO objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.Fundação Carlos Chagas1984-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 15-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 49 (1984); 15-25Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 15-25Cadernos de Pesquisa; n. 49 (1984); 15-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423/1421Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFilp, JohannaDonoso, SebastianCardemil, CeciliaSchiefelbein, ErnestoDiéguez, EleanorTorres, Jaime2023-02-17T14:59:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1423Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-17T14:59:10Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
title |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
spellingShingle |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile Filp, Johanna Educação pré-escolar Rendimento escolar Chile Condições sócio-econômicas |
title_short |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
title_full |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
title_fullStr |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
title_full_unstemmed |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
title_sort |
Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile |
author |
Filp, Johanna |
author_facet |
Filp, Johanna Donoso, Sebastian Cardemil, Cecilia Schiefelbein, Ernesto Diéguez, Eleanor Torres, Jaime |
author_role |
author |
author2 |
Donoso, Sebastian Cardemil, Cecilia Schiefelbein, Ernesto Diéguez, Eleanor Torres, Jaime |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filp, Johanna Donoso, Sebastian Cardemil, Cecilia Schiefelbein, Ernesto Diéguez, Eleanor Torres, Jaime |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Rendimento escolar Chile Condições sócio-econômicas |
topic |
Educação pré-escolar Rendimento escolar Chile Condições sócio-econômicas |
description |
O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios. |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423/1421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 15-25 Cadernos de Pesquisa; Núm. 49 (1984); 15-25 Cadernos de Pesquisa; No. 49 (1984); 15-25 Cadernos de Pesquisa; n. 49 (1984); 15-25 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312917483520 |