Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969 |
Resumo: | No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula. |
id |
FCC-1_4bb8dcba76d92daf9a8d79cf5e156a4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/969 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagemMatemáticaAnálise de ErrosEnsino-AprendizagemEnsino de 1º GrauNo cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.Fundação Carlos Chagas1992-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51Cadernos de Pesquisa; Núm. 83 (1992); 43-51Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51Cadernos de Pesquisa; n. 83 (1992); 43-511980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969/979Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoren, Elizabeth Belfort da SilvaDavid, Maria Manuela Martins SoaresMachado, Maria da Penha Lopes2023-10-19T14:20:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/969Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:20:51Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
title |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem Moren, Elizabeth Belfort da Silva Matemática Análise de Erros Ensino-Aprendizagem Ensino de 1º Grau |
title_short |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem |
author |
Moren, Elizabeth Belfort da Silva |
author_facet |
Moren, Elizabeth Belfort da Silva David, Maria Manuela Martins Soares Machado, Maria da Penha Lopes |
author_role |
author |
author2 |
David, Maria Manuela Martins Soares Machado, Maria da Penha Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moren, Elizabeth Belfort da Silva David, Maria Manuela Martins Soares Machado, Maria da Penha Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Análise de Erros Ensino-Aprendizagem Ensino de 1º Grau |
topic |
Matemática Análise de Erros Ensino-Aprendizagem Ensino de 1º Grau |
description |
No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969/979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51 Cadernos de Pesquisa; Núm. 83 (1992); 43-51 Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51 Cadernos de Pesquisa; n. 83 (1992); 43-51 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311220887552 |