Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moren, Elizabeth Belfort da Silva
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: David, Maria Manuela Martins Soares, Machado, Maria da Penha Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969
Resumo: No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.
id FCC-1_4bb8dcba76d92daf9a8d79cf5e156a4f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/969
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagemMatemáticaAnálise de ErrosEnsino-AprendizagemEnsino de 1º GrauNo cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.Fundação Carlos Chagas1992-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51Cadernos de Pesquisa; Núm. 83 (1992); 43-51Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51Cadernos de Pesquisa; n. 83 (1992); 43-511980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969/979Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoren, Elizabeth Belfort da SilvaDavid, Maria Manuela Martins SoaresMachado, Maria da Penha Lopes2023-10-19T14:20:51Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/969Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T14:20:51Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
title Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
Moren, Elizabeth Belfort da Silva
Matemática
Análise de Erros
Ensino-Aprendizagem
Ensino de 1º Grau
title_short Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
title_full Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
title_sort Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem
author Moren, Elizabeth Belfort da Silva
author_facet Moren, Elizabeth Belfort da Silva
David, Maria Manuela Martins Soares
Machado, Maria da Penha Lopes
author_role author
author2 David, Maria Manuela Martins Soares
Machado, Maria da Penha Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moren, Elizabeth Belfort da Silva
David, Maria Manuela Martins Soares
Machado, Maria da Penha Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Análise de Erros
Ensino-Aprendizagem
Ensino de 1º Grau
topic Matemática
Análise de Erros
Ensino-Aprendizagem
Ensino de 1º Grau
description No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969/979
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51
Cadernos de Pesquisa; Núm. 83 (1992); 43-51
Cadernos de Pesquisa; No. 83 (1992); 43-51
Cadernos de Pesquisa; n. 83 (1992); 43-51
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311220887552