O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Cláudia Pereira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Unbehaum, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490
Resumo: Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.
id FCC-1_55d5069fd71a390a414bc3e68fa64156
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/490
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002Políticas EducacionaisRelações de GêneroSexualidadeDiferença entre SexosOrientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.Fundação Carlos Chagas2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 77-104Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 77-1041980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490/494Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Cláudia PereiraUnbehaum, Sandra2023-11-01T13:34:32Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/490Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:34:32Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
title O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
spellingShingle O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
Vianna, Cláudia Pereira
Políticas Educacionais
Relações de Gênero
Sexualidade
Diferença entre Sexos
title_short O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
title_full O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
title_fullStr O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
title_full_unstemmed O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
title_sort O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
author Vianna, Cláudia Pereira
author_facet Vianna, Cláudia Pereira
Unbehaum, Sandra
author_role author
author2 Unbehaum, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Cláudia Pereira
Unbehaum, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Relações de Gênero
Sexualidade
Diferença entre Sexos
topic Políticas Educacionais
Relações de Gênero
Sexualidade
Diferença entre Sexos
description Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490/494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 77-104
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 77-104
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309637537792