O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490 |
Resumo: | Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero. |
id |
FCC-1_55d5069fd71a390a414bc3e68fa64156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/490 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002Políticas EducacionaisRelações de GêneroSexualidadeDiferença entre SexosOrientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.Fundação Carlos Chagas2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 77-104Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 77-1041980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490/494Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Cláudia PereiraUnbehaum, Sandra2023-11-01T13:34:32Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/490Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:34:32Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
title |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
spellingShingle |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 Vianna, Cláudia Pereira Políticas Educacionais Relações de Gênero Sexualidade Diferença entre Sexos |
title_short |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
title_full |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
title_fullStr |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
title_full_unstemmed |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
title_sort |
O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002 |
author |
Vianna, Cláudia Pereira |
author_facet |
Vianna, Cláudia Pereira Unbehaum, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Unbehaum, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Cláudia Pereira Unbehaum, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Relações de Gênero Sexualidade Diferença entre Sexos |
topic |
Políticas Educacionais Relações de Gênero Sexualidade Diferença entre Sexos |
description |
Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490/494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 77-104 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 77-104 Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 77-104 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309637537792 |