Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria Filho, Luciano Mendes de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734
Resumo: Neste trabalho, pretendemos discutir algumas das implicações do processo de produção/legitimação da(s) cultura(s) escolar(es) que acontece no interior e pelas práticas de escolarização dos corpos e de ensino-aprendizagem. Procuramos demonstrar que nas primeiras décadas deste século, no Brasil, essas práticas escolares produziram o aluno, sujeito(cognoscente) escolar, como um pressuposto das relações pedagógicas, estando esse processo intimamente relacionado à constituição de uma corporeidade escolar.
id FCC-1_5ad8927e6b8c77cbf07bdca736b4f119
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/734
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidadeCultura EscolarCorporeidadeEnsino da EscritaAlunosNeste trabalho, pretendemos discutir algumas das implicações do processo de produção/legitimação da(s) cultura(s) escolar(es) que acontece no interior e pelas práticas de escolarização dos corpos e de ensino-aprendizagem. Procuramos demonstrar que nas primeiras décadas deste século, no Brasil, essas práticas escolares produziram o aluno, sujeito(cognoscente) escolar, como um pressuposto das relações pedagógicas, estando esse processo intimamente relacionado à constituição de uma corporeidade escolar. Fundação Carlos Chagas1998-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 136-149Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 136-149Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 136-149Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 136-1491980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734/748Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria Filho, Luciano Mendes de2023-10-25T15:27:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/734Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:27:23Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
title Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
spellingShingle Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
Faria Filho, Luciano Mendes de
Cultura Escolar
Corporeidade
Ensino da Escrita
Alunos
title_short Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
title_full Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
title_fullStr Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
title_full_unstemmed Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
title_sort Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade
author Faria Filho, Luciano Mendes de
author_facet Faria Filho, Luciano Mendes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria Filho, Luciano Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Escolar
Corporeidade
Ensino da Escrita
Alunos
topic Cultura Escolar
Corporeidade
Ensino da Escrita
Alunos
description Neste trabalho, pretendemos discutir algumas das implicações do processo de produção/legitimação da(s) cultura(s) escolar(es) que acontece no interior e pelas práticas de escolarização dos corpos e de ensino-aprendizagem. Procuramos demonstrar que nas primeiras décadas deste século, no Brasil, essas práticas escolares produziram o aluno, sujeito(cognoscente) escolar, como um pressuposto das relações pedagógicas, estando esse processo intimamente relacionado à constituição de uma corporeidade escolar.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734/748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 136-149
Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 136-149
Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 136-149
Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 136-149
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310494224384