É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crahay, Marcel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417
Resumo: Desde o início do século XX, os pesquisadores da educação se esforçam para apreender com rigor os efeitos da repetência. Os estudos feitos a esse respeito tiveram uma evolução importante, marcada pela melhora dos dispositivos e por uma sofisticação cada vez maior das técnicas de análise estatística. O objetivo desses trabalhos é circunscrever melhor o verdadeiro efeito da repetência, o que implica uma reflexão metodológica sobre a origem dos vieses e os métodos mais apropriados para controlá-los. Este artigo retoma essa evolução metodológica, comentando os principais resultados das pesquisas.
id FCC-1_66287e287a62cdffd928e12ada163713
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/417
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?RepetênciaFracasso EscolarPromoção AutomáticaPesquisas Quase-ExperimentaisDesde o início do século XX, os pesquisadores da educação se esforçam para apreender com rigor os efeitos da repetência. Os estudos feitos a esse respeito tiveram uma evolução importante, marcada pela melhora dos dispositivos e por uma sofisticação cada vez maior das técnicas de análise estatística. O objetivo desses trabalhos é circunscrever melhor o verdadeiro efeito da repetência, o que implica uma reflexão metodológica sobre a origem dos vieses e os métodos mais apropriados para controlá-los. Este artigo retoma essa evolução metodológica, comentando os principais resultados das pesquisas.Fundação Carlos Chagas2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 223-246Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 127 (2006); 223-246Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 223-246Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 127 (2006); 223-2461980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417/420Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCrahay, Marcel2023-11-06T13:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/417Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:11:55Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
title É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
spellingShingle É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
Crahay, Marcel
Repetência
Fracasso Escolar
Promoção Automática
Pesquisas Quase-Experimentais
title_short É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
title_full É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
title_fullStr É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
title_full_unstemmed É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
title_sort É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?
author Crahay, Marcel
author_facet Crahay, Marcel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crahay, Marcel
dc.subject.por.fl_str_mv Repetência
Fracasso Escolar
Promoção Automática
Pesquisas Quase-Experimentais
topic Repetência
Fracasso Escolar
Promoção Automática
Pesquisas Quase-Experimentais
description Desde o início do século XX, os pesquisadores da educação se esforçam para apreender com rigor os efeitos da repetência. Os estudos feitos a esse respeito tiveram uma evolução importante, marcada pela melhora dos dispositivos e por uma sofisticação cada vez maior das técnicas de análise estatística. O objetivo desses trabalhos é circunscrever melhor o verdadeiro efeito da repetência, o que implica uma reflexão metodológica sobre a origem dos vieses e os métodos mais apropriados para controlá-los. Este artigo retoma essa evolução metodológica, comentando os principais resultados das pesquisas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417/420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 223-246
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 127 (2006); 223-246
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 223-246
Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 127 (2006); 223-246
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309257953280