Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/599
Resumo: O texto aborda questões relativas à busca de rigor na pesquisa em educação. Mostra que as mudanças nos referenciais, nos contextos e nas metodologias dos estudos, nos últimos anos, suscitaram questionamentos sobre a natureza dos conhecimentos produzidos, sobre os critérios de julgamento dos trabalhos científicos e sobre os pressupostos dos métodos e técnicas. Além disso, analisa as condições reais que os pesquisadores enfrentam na produção de conhecimento científico e conclui pela necessidade de lutar pela melhoria dessas condições.
id FCC-1_6e4837f0001960ffb2b0ee68846ddecf
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/599
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidadeMétodos de PesquisaPesquisadorEducaçãoO texto aborda questões relativas à busca de rigor na pesquisa em educação. Mostra que as mudanças nos referenciais, nos contextos e nas metodologias dos estudos, nos últimos anos, suscitaram questionamentos sobre a natureza dos conhecimentos produzidos, sobre os critérios de julgamento dos trabalhos científicos e sobre os pressupostos dos métodos e técnicas. Além disso, analisa as condições reais que os pesquisadores enfrentam na produção de conhecimento científico e conclui pela necessidade de lutar pela melhoria dessas condições.Fundação Carlos Chagas2001-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/599Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 51-64Cadernos de Pesquisa; Núm. 113 (2001); 51-64Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 51-64Cadernos de Pesquisa; n. 113 (2001); 51-641980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/599/615Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli2023-10-30T14:54:29Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/599Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T14:54:29Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
title Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
spellingShingle Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
André, Marli
Métodos de Pesquisa
Pesquisador
Educação
title_short Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
title_full Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
title_fullStr Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
title_full_unstemmed Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
title_sort Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade
author André, Marli
author_facet André, Marli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de Pesquisa
Pesquisador
Educação
topic Métodos de Pesquisa
Pesquisador
Educação
description O texto aborda questões relativas à busca de rigor na pesquisa em educação. Mostra que as mudanças nos referenciais, nos contextos e nas metodologias dos estudos, nos últimos anos, suscitaram questionamentos sobre a natureza dos conhecimentos produzidos, sobre os critérios de julgamento dos trabalhos científicos e sobre os pressupostos dos métodos e técnicas. Além disso, analisa as condições reais que os pesquisadores enfrentam na produção de conhecimento científico e conclui pela necessidade de lutar pela melhoria dessas condições.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/599
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/599/615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 51-64
Cadernos de Pesquisa; Núm. 113 (2001); 51-64
Cadernos de Pesquisa; No. 113 (2001); 51-64
Cadernos de Pesquisa; n. 113 (2001); 51-64
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310076891136