Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szmrecsanyi, Maria Irene de Q. F.
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521
Resumo: As idéias de Mannheim sobre planejamento e educação são aqui analisadas tendo em vista despertar interesse por dimensões sociais pouco explícitas dos planos governamentais no Brasil atual. Enfatizam-se a clara compreensão, por esse autor, da natureza política de ambos os processos e o papel capital que atribui à educação na construção de uma ordem social planejada. Mostra-se que tais idéias derivam de seu agudo senso do momento histórico em que vivia, de uma ampla formação acadêmica comandada por seu interesse pela sociologia do conhecimento e por seu compromisso moral com a defesa da democracia. A crítica às suas posições centra-se sobre ambigüidades metodológicas das mesmas bem como sobre a incapacidade de o autor perceber a contribuição decisiva do conflito à mudança social.
id FCC-1_719e30285d0be572b8a4af25048f5b9d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1521
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl MannheimPlanejamento da educaçãoMANNHEIMKarlEducaçãoEstadoSociologia da educaçãoAs idéias de Mannheim sobre planejamento e educação são aqui analisadas tendo em vista despertar interesse por dimensões sociais pouco explícitas dos planos governamentais no Brasil atual. Enfatizam-se a clara compreensão, por esse autor, da natureza política de ambos os processos e o papel capital que atribui à educação na construção de uma ordem social planejada. Mostra-se que tais idéias derivam de seu agudo senso do momento histórico em que vivia, de uma ampla formação acadêmica comandada por seu interesse pela sociologia do conhecimento e por seu compromisso moral com a defesa da democracia. A crítica às suas posições centra-se sobre ambigüidades metodológicas das mesmas bem como sobre a incapacidade de o autor perceber a contribuição decisiva do conflito à mudança social.Fundação Carlos Chagas1982-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 15-22Cadernos de Pesquisa; Núm. 40 (1982); 15-22Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 15-22Cadernos de Pesquisa; n. 40 (1982); 15-221980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521/1515Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSzmrecsanyi, Maria Irene de Q. F.2022-12-20T12:37:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1521Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-20T12:37:09Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
title Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
spellingShingle Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
Szmrecsanyi, Maria Irene de Q. F.
Planejamento da educação
MANNHEIM
Karl
Educação
Estado
Sociologia da educação
title_short Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
title_full Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
title_fullStr Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
title_full_unstemmed Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
title_sort Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim
author Szmrecsanyi, Maria Irene de Q. F.
author_facet Szmrecsanyi, Maria Irene de Q. F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szmrecsanyi, Maria Irene de Q. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da educação
MANNHEIM
Karl
Educação
Estado
Sociologia da educação
topic Planejamento da educação
MANNHEIM
Karl
Educação
Estado
Sociologia da educação
description As idéias de Mannheim sobre planejamento e educação são aqui analisadas tendo em vista despertar interesse por dimensões sociais pouco explícitas dos planos governamentais no Brasil atual. Enfatizam-se a clara compreensão, por esse autor, da natureza política de ambos os processos e o papel capital que atribui à educação na construção de uma ordem social planejada. Mostra-se que tais idéias derivam de seu agudo senso do momento histórico em que vivia, de uma ampla formação acadêmica comandada por seu interesse pela sociologia do conhecimento e por seu compromisso moral com a defesa da democracia. A crítica às suas posições centra-se sobre ambigüidades metodológicas das mesmas bem como sobre a incapacidade de o autor perceber a contribuição decisiva do conflito à mudança social.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521/1515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 15-22
Cadernos de Pesquisa; Núm. 40 (1982); 15-22
Cadernos de Pesquisa; No. 40 (1982); 15-22
Cadernos de Pesquisa; n. 40 (1982); 15-22
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313284485120