O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Teresinha Rosa
Data de Publicação: 1981
Outros Autores: Ulbricht, Vânia Ribas, Guimarães, Marília Marques, Maduell, Maria Antonieta Rey, Fávere, Leonir Maria Fortunato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613
Resumo: Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar o efeito do raciocínio espacial do sujeito e do método de ensino utilizado na aprendizagem da geometria descritiva. Os dois métodos contrapostos formam o método tradicional, (aulas expositivas e demonstrativas, recursos audiovisuais e exercícios) e o método de instrumentos operacionais. Este último fora inicialmente desenvolvido por uma equipe do CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio, da Universidade de Brasília) no período de 1965-1971.
id FCC-1_74231d4b88be416b3877f54b30f8537f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1613
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicionalFoi realizado um experimento com o objetivo de avaliar o efeito do raciocínio espacial do sujeito e do método de ensino utilizado na aprendizagem da geometria descritiva. Os dois métodos contrapostos formam o método tradicional, (aulas expositivas e demonstrativas, recursos audiovisuais e exercícios) e o método de instrumentos operacionais. Este último fora inicialmente desenvolvido por uma equipe do CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio, da Universidade de Brasília) no período de 1965-1971.Fundação Carlos Chagas1981-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 87-88Cadernos de Pesquisa; Núm. 38 (1981); 87-88Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 87-88Cadernos de Pesquisa; n. 38 (1981); 87-881980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613/1600Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Teresinha RosaUlbricht, Vânia RibasGuimarães, Marília MarquesMaduell, Maria Antonieta ReyFávere, Leonir Maria Fortunato de2023-05-10T15:53:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1613Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-10T15:53:08Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
title O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
spellingShingle O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
Cruz, Teresinha Rosa
title_short O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
title_full O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
title_fullStr O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
title_full_unstemmed O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
title_sort O efeito do raciocínio espacial na aprendizagem da geometria descritiva pelo método de instrumentos operacionais e pelo método tradicional
author Cruz, Teresinha Rosa
author_facet Cruz, Teresinha Rosa
Ulbricht, Vânia Ribas
Guimarães, Marília Marques
Maduell, Maria Antonieta Rey
Fávere, Leonir Maria Fortunato de
author_role author
author2 Ulbricht, Vânia Ribas
Guimarães, Marília Marques
Maduell, Maria Antonieta Rey
Fávere, Leonir Maria Fortunato de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Teresinha Rosa
Ulbricht, Vânia Ribas
Guimarães, Marília Marques
Maduell, Maria Antonieta Rey
Fávere, Leonir Maria Fortunato de
description Foi realizado um experimento com o objetivo de avaliar o efeito do raciocínio espacial do sujeito e do método de ensino utilizado na aprendizagem da geometria descritiva. Os dois métodos contrapostos formam o método tradicional, (aulas expositivas e demonstrativas, recursos audiovisuais e exercícios) e o método de instrumentos operacionais. Este último fora inicialmente desenvolvido por uma equipe do CIEM (Centro Integrado de Ensino Médio, da Universidade de Brasília) no período de 1965-1971.
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1613/1600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 87-88
Cadernos de Pesquisa; Núm. 38 (1981); 87-88
Cadernos de Pesquisa; No. 38 (1981); 87-88
Cadernos de Pesquisa; n. 38 (1981); 87-88
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313369419776