Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/124 |
Resumo: | O artigo trata das relações pessoais e institucionais desencadeadas pelo ato de incorporação da Escola de Professores do extinto Instituto de Educação à Seção de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Os episódios narrados concernem à divisão de funções e de status na unidade formada nessa incorporação, pelos quais se pretende mostrar que, para além dos argumentos racionais e das justificativas de ordem epistemológica, os cursos de Pedagogia e de Didática tiveram seus destinos definidos na configuração do campo devido a uma conjunção de fatores, tais como disputas internas pelo poder na universidade, interesses profissionais dos discentes, rivalidades entre as áreas do conhecimento e lutas por status. Sugere-se que a condição desses cursos, tidos como inferiores e até mesmo inúteis no recinto da universidade, guarda certa relação com os conflitos e acomodações alimentados por tais fatores. |
id |
FCC-1_784ebf4d6f508efde201e941cb58339e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/124 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São PauloInstituto de EducaçãoFaculdade de FilosofiaPedagogiaDidáticaO artigo trata das relações pessoais e institucionais desencadeadas pelo ato de incorporação da Escola de Professores do extinto Instituto de Educação à Seção de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Os episódios narrados concernem à divisão de funções e de status na unidade formada nessa incorporação, pelos quais se pretende mostrar que, para além dos argumentos racionais e das justificativas de ordem epistemológica, os cursos de Pedagogia e de Didática tiveram seus destinos definidos na configuração do campo devido a uma conjunção de fatores, tais como disputas internas pelo poder na universidade, interesses profissionais dos discentes, rivalidades entre as áreas do conhecimento e lutas por status. Sugere-se que a condição desses cursos, tidos como inferiores e até mesmo inúteis no recinto da universidade, guarda certa relação com os conflitos e acomodações alimentados por tais fatores.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/124Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 188-207Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 188-207Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 188-207Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 188-2071980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/124/128Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBontempi Jr., Bruno2023-11-08T13:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/124Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:30:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
title |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
spellingShingle |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo Bontempi Jr., Bruno Instituto de Educação Faculdade de Filosofia Pedagogia Didática |
title_short |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
title_full |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
title_fullStr |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
title_sort |
Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo |
author |
Bontempi Jr., Bruno |
author_facet |
Bontempi Jr., Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bontempi Jr., Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto de Educação Faculdade de Filosofia Pedagogia Didática |
topic |
Instituto de Educação Faculdade de Filosofia Pedagogia Didática |
description |
O artigo trata das relações pessoais e institucionais desencadeadas pelo ato de incorporação da Escola de Professores do extinto Instituto de Educação à Seção de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Os episódios narrados concernem à divisão de funções e de status na unidade formada nessa incorporação, pelos quais se pretende mostrar que, para além dos argumentos racionais e das justificativas de ordem epistemológica, os cursos de Pedagogia e de Didática tiveram seus destinos definidos na configuração do campo devido a uma conjunção de fatores, tais como disputas internas pelo poder na universidade, interesses profissionais dos discentes, rivalidades entre as áreas do conhecimento e lutas por status. Sugere-se que a condição desses cursos, tidos como inferiores e até mesmo inúteis no recinto da universidade, guarda certa relação com os conflitos e acomodações alimentados por tais fatores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/124 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/124/128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 188-207 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 188-207 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 188-207 Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 188-207 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308102422528 |