Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cármen A. Duarte da
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Barros, Fernando, Halpern, Sílvia C., Silva, Luciana A. Duarte da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686
Resumo: Estudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade.
id FCC-1_7858cffa5cb0f90a6c77a969ea519027
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/686
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinadosRelações de GêneroRepetênciaProfessoresEstudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade.Fundação Carlos Chagas1999-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225Cadernos de Pesquisa; Núm. 107 (1999); 207-225Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225Cadernos de Pesquisa; n. 107 (1999); 207-2251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686/702Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cármen A. Duarte daBarros, FernandoHalpern, Sílvia C.Silva, Luciana A. Duarte da2023-10-26T15:28:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/686Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-26T15:28Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
title Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
spellingShingle Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
Silva, Cármen A. Duarte da
Relações de Gênero
Repetência
Professores
title_short Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
title_full Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
title_fullStr Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
title_full_unstemmed Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
title_sort Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
author Silva, Cármen A. Duarte da
author_facet Silva, Cármen A. Duarte da
Barros, Fernando
Halpern, Sílvia C.
Silva, Luciana A. Duarte da
author_role author
author2 Barros, Fernando
Halpern, Sílvia C.
Silva, Luciana A. Duarte da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cármen A. Duarte da
Barros, Fernando
Halpern, Sílvia C.
Silva, Luciana A. Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de Gênero
Repetência
Professores
topic Relações de Gênero
Repetência
Professores
description Estudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686/702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225
Cadernos de Pesquisa; Núm. 107 (1999); 207-225
Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225
Cadernos de Pesquisa; n. 107 (1999); 207-225
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310439698432