Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686 |
Resumo: | Estudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade. |
id |
FCC-1_7858cffa5cb0f90a6c77a969ea519027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/686 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinadosRelações de GêneroRepetênciaProfessoresEstudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade.Fundação Carlos Chagas1999-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225Cadernos de Pesquisa; Núm. 107 (1999); 207-225Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225Cadernos de Pesquisa; n. 107 (1999); 207-2251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686/702Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cármen A. Duarte daBarros, FernandoHalpern, Sílvia C.Silva, Luciana A. Duarte da2023-10-26T15:28:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/686Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-26T15:28Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
title |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
spellingShingle |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados Silva, Cármen A. Duarte da Relações de Gênero Repetência Professores |
title_short |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
title_full |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
title_fullStr |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
title_full_unstemmed |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
title_sort |
Meninas bem-comportadas, boas alunas; meninos inteligentes, indisciplinados |
author |
Silva, Cármen A. Duarte da |
author_facet |
Silva, Cármen A. Duarte da Barros, Fernando Halpern, Sílvia C. Silva, Luciana A. Duarte da |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Fernando Halpern, Sílvia C. Silva, Luciana A. Duarte da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cármen A. Duarte da Barros, Fernando Halpern, Sílvia C. Silva, Luciana A. Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações de Gênero Repetência Professores |
topic |
Relações de Gênero Repetência Professores |
description |
Estudo longitudinal vem acompanhando todas as crianças nascidas em Pelotas, Rio Grande do Sul, no ano de 1982. Suas trajetórias escolares mostraram-se fortemente determinadas pela variável gênero, mesmo quando eliminados por estatística outros fatores intervenientes. Um estudo com 84 professoras/es buscou identificar que processos estão presentes na escola e nas representações que ajudem a compreender essas diferenças no desempenho escolar das meninas e dos meninos. A análise do material aponta para a maneira feminina de exercer o magistério que atravessa a prática docente, para a profecia auto-realizadora referendada no critério de bom comportamento e para a estreita relação entre gênero e saber regulados pelos regimes de verdade. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/686/702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225 Cadernos de Pesquisa; Núm. 107 (1999); 207-225 Cadernos de Pesquisa; No. 107 (1999); 207-225 Cadernos de Pesquisa; n. 107 (1999); 207-225 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310439698432 |