Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marta Kohl de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/992
Resumo: Fazer uma breve exposição sobre Vygotsky, hoje, para interlocutores que trabalham na área de educação ou por ela se interessam, exige mais do que a rápida apresentação de sua biografia e de suas idéias principais. Oito anos depois da publicação de sua primeira obra no Brasil (A Formação Social da Mente, 1984) e pelo menos três anos depois das primeiras manifestações de um marcado interesse por seu pensamento nos meios educacionais brasileiros, é necessário ultrapassar o estado de difusão de idéias gerais e de confronto com outras teorias. O momento é de aprofundamento, interpretação e desenvolvimento. Esse processo não se da contribuição de Vygostsky no interior de nosso próprio processo de produção de conhecimento. Esse processo não se dá, obviamente, em situações de palestras, conferências e exposições orais (importantes momentos de síntese e divulgação), mas o âmbito dos estudos e pesquisas, cuidadosos e de longo prazo.
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