Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Lilian M.P. de Carvalho
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038
Resumo: O artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.
id FCC-1_7c838810ee4f7ff5ccbccc3c24044ef9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1038
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaenseEscolasParanáFormação de ProfessoresPobrezaMigraçãoZona RuralO artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.Fundação Carlos Chagas1991-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 19-23Cadernos de Pesquisa; Núm. 77 (1991); 19-23Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 19-23Cadernos de Pesquisa; n. 77 (1991); 19-231980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038/1046Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Lilian M.P. de Carvalho2023-03-31T13:08:32Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1038Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T13:08:32Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
title Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
spellingShingle Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
Ramos, Lilian M.P. de Carvalho
Escolas
Paraná
Formação de Professores
Pobreza
Migração
Zona Rural
title_short Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
title_full Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
title_fullStr Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
title_full_unstemmed Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
title_sort Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
author Ramos, Lilian M.P. de Carvalho
author_facet Ramos, Lilian M.P. de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Lilian M.P. de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Paraná
Formação de Professores
Pobreza
Migração
Zona Rural
topic Escolas
Paraná
Formação de Professores
Pobreza
Migração
Zona Rural
description O artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038/1046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 19-23
Cadernos de Pesquisa; Núm. 77 (1991); 19-23
Cadernos de Pesquisa; No. 77 (1991); 19-23
Cadernos de Pesquisa; n. 77 (1991); 19-23
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311528120320